Junho contra o trabalho infantil | Recife passa por capacitação do projeto MPT na Escola

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realiza na próxima sexta-feira (12), Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, capacitação do projeto MPT na Escola. O evento será conduzido pelo procurador do Trabalho Leonardo Mendonça, das 9h às 11h30, no Centro Paulo Freire, na Madalena.

A ação é inteiramente voltada para discutir o Dia Contra o Trabalho Infantil e contará com a participação de aproximadamente 400 pessoas, entre estudantes e professores. Além de palestra e distribuição de materiais alusivos ao tema, a capacitação contará com apresentação teatral realizada por alunos do Colégio Dom Bosco de Artes e Ofícios.

Nos dias 1, 2 e 3 deste mês, o encontro promovido pela MPT na Escola ocorreu no Sertão. Ao todo, foram capacitados 105 profissionais da educação, que representaram 17 municípios e 60 escolas. De acordo com levantamento feito junto aos capacitados, o universo de alunos a serem contemplados pela metodologia foi de 46.980 e de professores, 1.734.

MPT na Escola

O MPT na Escola consiste em um conjunto de ações voltado à promoção de debates, nas escolas de Ensino Fundamental, de temas relativos ao direito da criança e do adolescente. Objetiva, principalmente, à redução do trabalho infantil e à proteção ao jovem trabalhador.

12 de junho

No dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), é utilizada por instituições, como o MPT, para simbolizar os esforços e dedicação à causa. A ideia é mobilizar e sensibilizar a sociedade dos problemas gerados na vida de crianças e adolescentes que se dedicam ao trabalho, perdendo sua juventude, educação e arriscando suas vidas.

Para marcar a data, o MPT dedica todo o mês de junho à luta. No período, além da veiculação de diversas peças publicitárias sobre o tema, serão realizadas, pelo próprio órgão e em parceria com outras instituições, uma série de atividades. Confira as ações do ‘junho contra o trabalho infantil’ programação no site do MPT – www.prt6.mpt.mp.br.

Números

O Brasil ainda possui meio milhão de crianças e adolescentes trabalhando na faixa etária de 5 a 13 anos; sendo 61 mil de 5 a 9 anos e 446 mil de 10 a 13 anos e de 2,6 milhões de adolescentes trabalhando na faixa de 14 a 17, de acordo com os dados da PNAD/IBGE de 2013, que totalizam 3,2 milhões de crianças e adolescentes trabalhando no Brasil, que se configura como um número muito elevado.

Tags: trabalho infantil, mpt na escola