MPT em Pernambuco acompanha avanços na promoção da igualdade de gênero e raça nas maiores empresas do Estado

Em continuidade às atividades de promoção da igualdade de gênero e raça no mercado de Trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela Procuradora do Trabalho e Coordenadora Regional da Coordigualdade, Melícia Carvalho Mesel, realizou evento público, na última segunda-feira (16). O objetivo do evento foi a conscientização do imperativo da igualdade de raça e gênero no trabalho, especialmente em cargos de mando e gestão, com partilha de boas práticas. Foram convocadas para participar as maiores empresas do Estado, a fim de demonstrarem os avanços obtidos no último semestre deste ano, além do setor público e outras instituições.

A Procuradora do Trabalho e Coordenadora Regional da Coordigualdade, Melícia Carvalho Mesel, conduziu o encontro e ressaltou que, “para além da contratação de mulheres e da população negra, as empresas precisam realmente compreender o valor de oportunizar a essas pessoas a ocupação de cargos de gestão. Só assim poderão participar das decisões e das escolhas que nortearão aquela organização, o que propiciará um ambiente de trabalho efetivamente includente e plural, espelhando a diversidade do nosso povo que, em sua maioria, é formado por pessoas negras e por mulheres. Apesar do comprometimento de algumas empresas nesse sentido e dos avanços obtidos, essa mudança ainda ocorre de forma lenta. Vamos, então, dar mais celeridade a esse movimento”, completou Melícia.

O evento contou, ainda, com a participação do Corregedor e Representante do Subcomitê de Igualdade de Gênero, Raça, Diversidade e Equidade do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), o Desembargador Fábio Farias, que parabenizou a iniciativa do MPT e expôs a urgência de toda a sociedade pensar sobre o assunto. “Eu, como servidor público, tenho o dever institucional de assumir compromissos práticos voltados ao interesse social, mas é preciso que toda a sociedade se envolva nesse debate”, comentou. Também participaram do evento a Secretaria da Mulher do Município do Recife, representada pela Gerente-Geral, Ana Magalhãe, e o Presidente da Comissão de Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), Sérgio Pessoa.

Estiveram presentes no debate público representantes das seguintes empresas: Datamétrica Teleatendimento S.A., SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais LTDA, Notaro Alimentos Ltda, BBC Serviços de Vigilância LTDA, Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer, SER Educacional S.A, Alforge Segurança Patrimonial Ltda, Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Locar Saneamento Ambiental Ltda e Hospital Esperança.