MPT em Pernambuco participa do II Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora do Trabalho e vice-coordenadora regional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete), Débora Tito, participou do II Seminário Internacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, realizado nesta quarta-feira (31), no auditório do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. O evento teve como objetivo compartilhar as melhores práticas e inovações no combate ao tráfico de pessoas, reunindo autoridades e profissionais dedicados à causa. Na ocasião, também foi destacado lançado o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Débora Tito destacou a importância do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas para as entidades dedicadas ao combate e prevenção de tráfico humano. "O lançamento deste plano representa um avanço significativo na recuperação e fortalecimento das políticas contra o tráfico de pessoas. Após um período de desafios e desmonte das estruturas de combate a essa prática, a retomada e publicação deste plano é motivo de grande satisfação. Contudo, é um desafio contínuo garantir que os fluxos e protocolos de atendimento sejam eficazes e realmente alcancem as vítimas que necessitam de proteção", destacou a procuradora do Trabalho.

Procuradora do Trabalho e vice-coordenadora regional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete), Débora Tito
Procuradora do Trabalho e vice-coordenadora regional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete), Débora Tito

Em sua fala, Débora Tito aproveitou a oportunidade para defender a necessidade de ampliar as discussões acerca da regulamentação da profissão de prostituta para enfrentar a exploração sexual e o tráfico de pessoas. "Em evento recente, percebi que muitas profissionais do sexo ainda não têm clareza sobre o que constitui tráfico de pessoas. Isso as deixa vulneráveis a propostas que possam revelar-se criminosas. É essencial que os fluxos e protocolos sejam amplamente conhecidos e eficazes. A regulamentação da profissão é fundamental para proteger essas pessoas e combater a exploração sexual e o tráfico com a seriedade e eficiência que a situação exige", comentou.

Para além do destaque ao lançamento do IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o evento foi marcado por discussões sobre a eficácia dos protocolos de atendimento e assistência às vítimas, a cooperação internacional no enfrentamento do tráfico e o papel das instituições na investigação e proteção das vítimas, bem como a importância de ouvir e aprender com os relatos dos sobreviventes.

O II Seminário Internacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi realizado, em conjunto, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), pelo o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco (GTETP-PE) e pelo Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela Organização Não Governamental (ONG) The Freedom Fund, pela Embaixada dos EUA e pelo Consulado Geral dos EUA em Recife.

MPT em Pernambuco participa do II Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
MPT em Pernambuco participa do II Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas