Coordenadora regional da Coordinfância participa de atividades de execução do Projeto Resgate a Infância em Caruaru
A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco e coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Jailda Pinto, prestigiou, em 31 de maio, o encerramento das atividades do projeto MPT na Escola no município de Caruaru, Agreste de Pernambuco. A solenidade aconteceu no no auditório do Centro de Referência e Formação da Primeira Infância de Caruaru (CerPrinc).
Na data, Jailda Pinto também participou do encerramento do mês “Infância e Cuidadoras em Movimento”. A procuradora acompanhou palestras sobre a importância do resgate da criança interior e de saúde mental e autocuidado para as mães. A procuradora do Trabalho ainda participou de um podcast da Prefeitura de Caruaru sobre os direitos da criança e do adolescente. A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Caruaru, Sílvia Amélia, também participou do programa.
A procuradora do Trabalho reforçou, durante a entrevista, que a proteção dos direitos das crianças e adolescentes são prioridade máxima do MPT e defendeu que a erradicação da exploração de mão de obra precoce deve ser prioridade de todos. “Estado, rede de proteção, professores, família, todos devem estar engajados nessa missão. Só assegurando que todas as crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados, garantiremos que eles possam ter um futuro promissor”, colocou.
MPT NA ESCOLA
O projeto MPT na Escola premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes que integram o projeto em todo o Brasil. Este ano o concurso receberá inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Podem concorrer estudantes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental, com produções que abordem a importância do combate ao trabalho infantil. O projeto acontece em três etapas: local, estadual e nacional.
RESGATE A INFÂNCIA
O projeto estratégico "Resgate a Infância" é uma realização nacional do MPT, por meio da Coordinfância, e possui três eixos: políticas públicas, educação e profissionalização. O Projeto MPT na Escola faz parte do eixo educação. A iniciativa tem como principais objetivos prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.