Codemat lança livro comemorativo de 20 anos
A Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) lançou nesta quinta-feira (9) um livro comemorativo de seus 20 anos. O lançamento ocorreu durante evento realizado na Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) que marcou as duas décadas da coordenadoria.
A obra reúne 43 artigos divididos em quatro eixos temáticos que tratam sobre diversos aspectos do direito ambiental do trabalho, entre eles princípios, políticas públicas, especificidades e transversalidades e a tutela coletiva do meio ambiente do trabalho e da saúde do trabalhador e da trabalhadora. Ao todo, 86 autores e autoras colaboraram com a publicação. Clique aqui para acessar o Volume 1 e aqui para acessar o Volume 2 do livro.
Durante o evento, a coordenadora nacional da Codemat, Cirlene Zimmermann, destacou as conquistas do MPT na promoção do meio ambiente do trabalho em diversos setores e destacou mudanças climáticas, grandes desastres e pandemias como principais desafios a serem enfrentados pela coordenadoria. “Estamos cientes desses desafios atuais, desses desafios futuros e esperamos estar à altura para fazermos o que for necessário para a defesa da saúde do trabalhador e da trabalhadora e a promoção do meio ambiente do trabalho seguro e saudável”.
Ao ressaltar a importância do lançamento do livro e do evento, a vice-coordenadora nacional da Codemat, Juliane Mombelli, enfatizou que preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases. “Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar as ações futuras”, afirmou.
Abertura – Durante a mesa de abertura do evento, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, afirmou que é um fato histórico para o MPT possuir coordenadorias nacionais que completam 20 anos e citou como exemplos de atuação coordenada o enfrentamento ao assédio eleitoral em 2022 e à pandemia de Covid-19. “Foram necessárias muitas discussões, derrotas jurídicas e vitórias para chegar a essa consolidação. Essa sistematização faz com que reunamos colegas de todo o país para estudar estratégias de atuação. É para isso que existem as coordenadorias nacionais”, disse.
A mesa de abertura também teve a presença do PGT aposentado e vice-PGT na época da criação da Codemat, Otávio Brito Lopes, o ministro do TST Alberto Bastos Balazeiro e a coordenadora nacional da Codemat, Cirlene Zimmermann.
Programação – O evento contou, ainda, com palestra da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Norma Sueli Padilha sobre empregos verdes e os impactos das mudanças climáticas no mundo do trabalho.
A solenidade teve participação dos ex-coordenadores nacionais da Codemat Iros Reichmann Losso, Roberto Portela Mildner, Leonardo Osório Mendonça e Marcia Cristina Kamei Lopez Aliaga, que falaram sobre suas experiências na coordenadoria e as principais conquistas do colegiado nesses 20 anos.
Além disso, houve homenagem a coordenadoras nacionais, coordenadores nacionais, vice-coordenadoras nacionais e vice-coordenadores nacionais da Codemat e exposição de quadro comemorativo pintado pelo procurador do Trabalho Tiago Muniz Cavalcanti.
Também participaram da cerimônia o diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho para o Brasil, Vinicius Carvalho Pinheiro, a procuradora nacional da União de Trabalho e Emprego da Advocacia-Geral da União, Mônica Casartelli, o vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Hermano Albuquerque de Castro, o diretor do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Henrique Mandagará de Souza, a coordenadora-geral da Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Luciene Aguiar e a gerente de projetos da Fundacentro, Márcia da Costa Brants.
Acesse as fotos do evento neste link.
Crédito das fotos: Ubirajara Machado/MPT
Assista ao evento aqui.
COM INFORMAÇÕES SECOM PGT