O fortalecimento dos trabalhadores portuários foi tema de reunião entre MPT em Pernambuco e SINDESTIVA-PE
Na última quarta-feira (8), os procuradores do Trabalho Gustavo Chagas e Marcelo Souto Maior, coordenador nacional e coordenador regional de Trabalho Portuário e Aquaviário (CONAPTA), respectivamente, marcaram presença em uma importante reunião na sede do Sindicato dos Estivadores do Estado de Pernambuco (SINDESTIVA-PE). O encontro teve como foco estreitar laços, ouvir demandas e traçar estratégias para a melhoria das condições dos trabalhadores portuários na região.
A reunião teve como objetivo buscar identificar os desafios atualmente enfrentados pela classe trabalhadora do setor, sendo um dos pontos destacados a preocupação com a saúde mental dos trabalhadores portuários. Na ocasião, também foi abordado as temáticas que envolvem o novo terminal portuário e o seu impacto na região.
“O caminho para a garantia de emprego e preservação dos direitos dos trabalhadores portuários no cenário do novo terminal marítimo, exige uma construção de políticas públicas que demandam atenção e ação imediata, como também contemplem a distribuição equitativa de renda e à promoção de melhores condições de trabalho, para que o desenvolvimento do setor ocorra de forma justa e inclusiva”, destacou Gustavo Chagas.