Assédio e discriminação no serviço público é tema de palestra da coordenadora nacional da Coordigualdade
No último dia 17 de agosto, a procuradora do Trabalho e coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Melícia Carvalho Mesel, realizou a palestra “A discriminação, o assédio e suas repercussões no ambiente de trabalho” na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O evento, promovido pelo GT Interministerial de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), reuniu especialistas para tratar sobre a temática.
Na ocasião, Melícia Carvalho Mesel falou sobre as consequências do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação, bem como sobre os mecanismos para prevenção e enfrentamento a tais práticas ilícitas. “Essas práticas abusivas atingem as vítimas em todas as suas dimensões: pessoal, profissional, familiar, social e econômica, acabando, por vezes, de afastá-las precocemente do mundo do trabalho ou até mesmo fazendo com que desistam da própria vida. Infelizmente, temos visto trabalhadores cometerem suicídios em razão dessas violências sofridas no trabalho, o que absolutamente inaceitável.” Ao fim da sua palestra, Melícia destacou: “Fico feliz em ver que cada vez mais a Administração Pública e as empresas têm buscado compreender o problema, assumindo o compromisso com a prevenção e o enfrentamento a tais práticas abusivas, que atentam gravemente contra a dignidade humana”.
DENÚNCIA
O trabalhador e a trabalhadora que sofrer ou presenciar casos de assédio, discriminação e outras irregularidades pode realizar uma denúncia ao MPT em Pernambuco através do site https://www.prt6.mpt.mp.br/servicos/denuncias ou pelo aplicativo MPT Pardal, disponível tanto para sistema Android quanto para iOS. A denúncia pode ser feita de modo sigiloso ou anônimo, mas é importante que a parte denunciante disponibilize o máximo de informações possíveis e as provas de que dispuser sobre o ocorrido.