MPT em Pernambuco realiza reunião com Secretaria de Desenvolvimento Social para tratar sobre trabalho infantil
A procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, reuniu-se, no último dia 31, com coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco (SDSCJPVD/PE), Leônidas Leal. No encontro, realizado na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, os dois trataram sobre ações de combate ao trabalho infantil.
Na ocasião, foram discutidas estratégias conjuntas para apoiar os municípios do estado no enfrentamento ao trabalho infantil e, principalmente, reduzir o número de subnotificações de casos dessa violação. “A subnotificação ainda é uma realidade. A sociedade normalizou o fato de vermos crianças e adolescentes atuando como vendedores ambulantes, limpadores de carros nos semáforos, ou fazendo transporte em feira livres. Porém, isso não é normal. Crianças e adolescentes são seres em condição peculiar de desenvolvimento e devem vivenciar esse período de forma plena”, pontuou Jailda Pinto.
Entre as atividades pensadas pela procuradora do Trabalho e pelo representante da SDSCJPVD/PE, foi planejada a realização conjunta de reuniões com equipes municipais que atuam na identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias, além da promoção de oficinas para capacitar conselheiros tutelares recém empossados acerca da temática. Algumas das ações debatidas serão colocadas em prática ainda neste segundo semestre. “Ao unirmos forças, nos aproximamos mais do objetivo de erradicar o trabalho infantil”, ponderou Jailda Pinto.
PRÓXIMOS PASSOS
Nos dias 05 e 25 de outubro e 08 e 23 de novembro, o MPT participará dos encontros regionais do PETI, a serem realizados nas cidades de Salgueiro, Recife, Arcoverde e Caruaru, respectivamente. Nas ocasiões, a coordenadora regional da Coordifância, Jailda Pinto, irá abordar vários tópicos sobre o trabalho infantil, entre eles os mitos que envolvem a temática.