MPT em Pernambuco lança exposição sobre os direitos das gestantes
Em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, e o Dia da Gestante, lembrado hoje (15), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco lançou, ontem (14), exposição sobre o tema. A mostra, idealizada pelo procurador do Trabalho e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Gestante e Lactante do MPT Leonardo Osório, contou com evento de abertura na sede do órgão ministerial do Recife.
As peças, que trazem informações sobre direitos básicos das gestantes, como o de se ausentar durante o expediente para ir para consultas médicas e realizar exames; o de ter intervalos durante o expediente para amamentar; e o de solicitar horário especial de trabalho para cuidar dos filhos com deficiência, no caso de servidores públicos federais. A exposição também destaca a importância da licença paternidade.
“O Dia da Gestante ainda é uma data pouco conhecida da sociedade, assim como os direitos das gestantes e lactantes. Isso diz muito sobre a cultura do nosso país, que ainda precisa evoluir bastante no que diz respeito à proteção das famílias, sobretudo das mulheres. Mais do que uma exposição, essa iniciativa tem como objetivo incentivar o debate em todo o país”, comentou o procurador do Trabalho Leonardo Osório.
Além de estagiários, membros, servidores e terceirizados do MPT em Pernambuco, participaram do lançamento da exposição representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES–PE), da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTb/PE), e do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), além dos integrantes do Clube dos Girassóis, que recepcionaram os convidados.
Na ocasião, o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, teve a oportunidade de compartilhar a iniciativa do Conselho, que aumentou de quatro para seis meses a licença maternidade da categoria. “Nós entendemos que essa é uma pauta muita cara para toda a sociedade e, por iniciativa própria sugerimos essa mudança. Nosso próximo passo é aumentar a licença paternidade também”, pontuou o presidente do CRO-PE.
MPT EM QUADRINHOS
Durante o lançamento da exposição foram distribuídas edições da edição 42 do MPT em Quadrinhos direito das Gestantes. A publicação conta a história de Paula, Ana e Carla, três mulheres que conciliam a vida de mãe com um emprego em tempo integral fora de casa. Ao se conhecerem na entrada de uma creche, elas conhecem a realidade umas das outras e aprendem sobre os direitos das gestantes, lactantes e adotantes.