MPT em Pernambuco lança exposição sobre os direitos das gestantes

Em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, e o Dia da Gestante, lembrado hoje (15), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco lançou, ontem (14), exposição sobre o tema. A mostra, idealizada pelo procurador do Trabalho e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Gestante e Lactante do MPT Leonardo Osório, contou com evento de abertura na sede do órgão ministerial do Recife.

As peças, que trazem informações sobre direitos básicos das gestantes, como o de se ausentar durante o expediente para ir para consultas médicas e realizar exames; o de ter intervalos durante o expediente para amamentar; e o de solicitar horário especial de trabalho para cuidar dos filhos com deficiência, no caso de servidores públicos federais. A exposição também destaca a importância da licença paternidade.

Exposição foi lançada em alusão ao Agosto Dourado e o Dai da Gestante, lembrado nesta terça-feira (15)
Exposição foi lançada em alusão ao Agosto Dourado e o Dai da Gestante, lembrado nesta terça-feira (15)

“O Dia da Gestante ainda é uma data pouco conhecida da sociedade, assim como os direitos das gestantes e lactantes. Isso diz muito sobre a cultura do nosso país, que ainda precisa evoluir bastante no que diz respeito à proteção das famílias, sobretudo das mulheres. Mais do que uma exposição, essa iniciativa tem como objetivo incentivar o debate em todo o país”, comentou o procurador do Trabalho Leonardo Osório.

Além de estagiários, membros, servidores e terceirizados do MPT em Pernambuco, participaram do lançamento da exposição representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES–PE), da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTb/PE), e do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), além dos integrantes do Clube dos Girassóis, que recepcionaram os convidados.

Evento aconteceu na unidade do Recife do MPT em Pernambuco
Evento aconteceu na unidade do Recife do MPT em Pernambuco

Na ocasião, o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, teve a oportunidade de compartilhar a iniciativa do Conselho, que aumentou de quatro para seis meses a licença maternidade da categoria. “Nós entendemos que essa é uma pauta muita cara para toda a sociedade e, por iniciativa própria sugerimos essa mudança. Nosso próximo passo é aumentar a licença paternidade também”, pontuou o presidente do CRO-PE.

MPT EM QUADRINHOS

Durante o lançamento da exposição foram distribuídas edições da edição 42 do MPT em Quadrinhos direito das Gestantes. A publicação conta a história de Paula, Ana e Carla, três mulheres que conciliam a vida de mãe com um emprego em tempo integral fora de casa. Ao se conhecerem na entrada de uma creche, elas conhecem a realidade umas das outras e aprendem sobre os direitos das gestantes, lactantes e adotantes.