Definida a Comissão Julgadora Nacional do Prêmio MPT na Escola 2023
Brasília (DF) – O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou na quarta-feira (9) edital com a composição da Comissão Julgadora Nacional que irá avaliar os trabalhos inscritos na Etapa Nacional do Prêmio MPT na Escola. A iniciativa premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunas e alunos das instituições públicas de ensino que participam do Projeto MPT na Escola em todo país nas categorias conto, desenho, música e poesia.
Clique aqui para ler a relação completa de integrantes.
Participam da etapa nacional os trabalhos que conquistaram o 1º lugar em cada categoria do prêmio na etapa estadual/regional. As iniciativas deverão ser inscritas pelos procuradores e pelas procuradoras do Trabalho na etapa nacional até o dia 8 de setembro. Uma das juradas é Rayssa Dias Lima, representante do Comitê de Participação de Adolescentes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Para ela, “quando adolescentes têm espaços como o da Comissão Julgadora, podemos transformar aos poucos, a cidadania de papel, em um desenho vivo, à luz do ECA”.
Para a coordenadora nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, Ana Maria Villa Real, o projeto tem um enorme poder de semeadura e um potencial de transformação gigantesco, já que trabalha, na essência, empoderamento infantojuvenil. Além disso, nas etapas de seleção dos trabalhos, tanto na estadual quanto na nacional, engaja diversos atores (sociedade civil, professores/as, adolescentes, Auditores/as Fiscais do Trabalho, membro/as do MPT, etc), que acabam conhecendo o projeto, o incrível trabalho de dedicação dos/as educadores/as e a força e a beleza que emanam de crianças e adolescentes.”
O procurador do Trabalho Carlos Eduardo Brisolla, que vem integrando a comissão há alguns anos, afirma: “minha experiência na Comissão Julgadora tem sido fantástica. Poder verificar a capacidade artística das crianças e adolescentes por todo o Brasil, mesmo nos lugares mais distantes dos grandes centros, e ser surpreendido com sua espontaneidade e sagacidade é realmente muito inspirador.
A publicação do resultado de vencedores e vencedoras será feita pelo Portal do MPT até o dia 12 de outubro.
Premiação – O Prêmio MPT na Escola 2023 é um projeto estratégico que integra o Programa Resgate a Infância, da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT.
O prêmio é dividido em dois grupos: alunas e alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. Já para o segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, deve ser abordada a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes.
COM INFORMAÇÕES SECOM PGT