MPT em Pernambuco reúne estudantes na 1º oficina preparatória do Encontro Estadual de Adolescentes para Fomento do Protagonismo Juvenil
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realizou, por meio da coordenadoria regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), a 1º Oficina preparatória do Encontro Estadual de Adolescentes para Fomento do Protagonismo Juvenil. O evento aconteceu, na última quarta-feira (21), no auditório da sede do órgão ministerial e reuniu cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Prefeito João Lyra Filho, de Caruaru.
A oficina, idealizada pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordinfância, Jailda Pinto, é um momento para conscientizar a fomentar o protagonismo de crianças e adolescentes, trazendo luz aos seus direitos, “Nosso objetivo é reunir essas crianças e adolescentes para dar espaço para eles, ouvi-los e estimular que exerçam seu papel na atuação social, política e comunitária, de forma ativa”, explicou a procuradora do Trabalho, que intenciona levar a iniciativa para outros municípios.
Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de expor expectativas e inseguranças em relação ao futuro e também ter acesso a mais informações sobre a Aprendizagem Profissional. Além da procuradora do Trabalho, participaram do evento, as representantes da Secretaria de Educação de Caruaru, Euelia Gonçalves e Valéria Santos; a gestora da Escola Municipal Prefeito João Lira Filho, Amanda Micaele; a coordenadora pedagógica Ana Carla farias, e as professoras, Lidiane Rodrigues e Bárbara Nascimento.