MPT em Pernambuco participa de Seminário de Combate ao trabalho infantil em Jaboatão dos Guararapes

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, participou, no último dia 20 de junho, do Seminário de Combate ao Trabalho Infantil em Jaboatão dos Guararapes. O evento, que contou com a presença da secretária executiva de Assistência Social do município, Jacinta Silva, foi direcionado para os trabalhadores da Assistência Social.

O evento é mais uma das ações de conscientização e capacitação da Coordinfância regional, em combate ao trabalho infantil no estado de Pernambuco. Na ocasião, a procuradora do trabalho teve a oportunidade de falar sobre os mitos envolvendo o tema, além dos riscos e consequências do trabalho precoce, convocando toda rede de proteção a combater o problema de forma conjunta.

"O trabalho oferece riscos até para aqueles adultos que já estão completamente formados, o que dirá para as crianças, que até dezoito anos, ainda estão em condição peculiar de desenvolvimento?", questionou a procuradora do Trabalho. “Todos nós, município, Ministério Público, Judiciário e sociedade civil precisamos atuar juntos nesse problema, pois nossas crianças são responsabilidade de todos”, completou Jailda Pinto.

Participaram do seminário representantes do Conselho Tutelar, do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), da Vigilância Socioassistencial, da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (COMAB) e outras organizações da sociedade civil.