MPT em Pernambuco dá continuidade a articulação para fomento a aprendizagem profissional no Estado de Pernambuco

Em continuidade às ações de promoção da aprendizagem no estado, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, participou de reunião com o Deputado Estadual Sileno Guedes. O encontro, realizado no último dia 15, aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

“Uma frente sólida de aliados na erradicação do trabalho infantil e na inclusão dos jovens em cumprimento de medida sócioeducativa, através de políticas públicas, é oferecer aos adolescentes do estado um trabalho protegido, além de formação profissional. Nossa missão é concretizar Projetos de Lei em favor desta temática. Esta reunião é a certificação do compromisso do Estado para construção de um plano de ações, de forma a ter resultados eficazes quanto à qualificação profissional, reduzindo a vulnerabilidade social e trabalho de crianças e adolescentes”, destacou Jailda Pinto.

Os diálogos foram iniciados quando o deputado Sileno Guedes, ainda era secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco. À época, a procuradora e Guedes promoveram reuniões que iniciaram a tratativa sobre políticas públicas com finalidade de fortalecer a aprendizagem profissional. A continuação do diálogo, agora como Deputado Estadual, fortalece a atuação conjunta do MPT em Pernambuco e Alepe. No último dia 18 a procuradora encaminhou para o deputado minuta de projeto de lei para instituir o Programa Estadual de Aprendizagem e indicar outras providências relativas à temática.