MPT em Pernambuco avança na execução do Resgate a Infância em Caruaru
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, realizou, nos dias 08 e 09 de junho, atividades do projeto Resgate a Infância no município de Caruaru. No cronograma do projeto, houve ainda visita a espaços de desenvolvimento integral das crianças no município.
No dia 08 de junho, a procuradora participou, com representantes da gestão municipal, educadores, secretários, e demais agentes da rede de proteção, da inauguração de uma Bebeteca (biblioteca para a primeira infância). O evento também contou com a presença do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. No mesmo dia, Jailda Pinto ainda visitou espaços criados com a finalidade de atender crianças e adolescentes vulneráveis (Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas em Tempo Integral).
Durante a passagem pelo município, no segundo dia da viagem, a coordenadora regional da Coordinfância realizou visita institucional à Secretaria de Educação do Município de Caruaru. Na pauta da reunião, foi colocado em debate temas que envolvem proteção à criança e adolescente, de forma a ampliar e fortalecer a atuação do município no combate às práticas de trabalho infantil, em especial a continuidade da execução Projeto MPT na Escola.
“Garantir o direito à educação é elevar o nível social e de proteção das crianças e suas famílias. No entanto, além de educar, é preciso pensar em outras coisas, como, por exemplo, na alimentação das crianças. Também é importante ficar atento ao que as famílias necessitam, do ponto de vista da assistência social, para que, então, a escola seja um ambiente verdadeiramente emancipador para todos”, argumentou a procuradora do trabalho.
RESGATE A INFÂNCIA
O Projeto Estratégico "Resgate a Infância" é uma realização nacional do MPT, possuindo três eixos: políticas públicas, educação e profissionalização. O MPT na Escola faz parte do eixo educação do respectivo projeto. O objetivo geral é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.