Resgate a infância: Programa é implementado no Município de Glória do Goitá

O município de Glória do Goitá, Zona da Mata do estado, agora integra o programa Resgate a Infância, do Ministério Público do Trabalho (MPT). As tratativas iniciaram ainda no início do ano, quando a coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Jailda Pinto, reuniu-se com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e outros agentes públicos, representantes de empresas e integrantes da rede de proteção à infância e à adolescência do municipio.

Em Glória do Goitá, a implementação do Projeto Resgate a Infância tem ênfase no eixo de Políticas Públicas e conta com o apoio direto da promotora de Justiça atuante na pasta de infância na região, Soraya Dutra. “Para que a atuação do MPT na região seja efetiva, é de extrema importância a troca com outras instituições do poder público, bem como organizações do setor privado, para poder traçarmos as estratégias necessárias para a aplicação do projeto na região”, comentou Jailda Pinto.

Além do eixo “Políticas Públicas” do Projeto Resgate à Infância, Glória também participa do Projeto MPT na Escola 2023, principal iniciativa do eixo “Educação” do Projeto Resgate à Infância. Até o momento, já estão cadastrados 684 alunos por ano do ensino fundamental, cerca de 42 turmas e 55 educadores, entre diretores, coordenadores pedagógicos e professores, para o início do projeto. Ao total serão 25 escolas beneficiadas, abrangendo a área rural e urbana do município da Zona da Mata pernambucana.

PRÓXIMOS PASSOS

Nos dias 29 e 30 deste mês, o MPT estará em atividade no Município de Glória do Goitá para executar ações relativas ao Projeto Resgate a Infância, Eixo Políticas Públicas. Nas visitas, a coordenadora regional da Coordifância, Jailda Pinto, irá ministrar capacitações, promover audiências públicas e realizar reuniões nas unidades da rede de proteção à infância e com os setores econômicos importantes na região.

PROJETO RESGATE À INFÂNCIA

O projeto Resgate a Infância foi idealizado a partir dos eixos “políticas públicas”, “educação” e “profissionalização”. Em todo o país, a iniciativa leva às capitais e cidades do interior uma ampla discussão para despertar na sociedade civil e nas instituições governamentais a importância de medidas que garantam a crianças e adolescentes proteção e educação necessárias para afastá-los do trabalho infantil. Atividades lúdicas, palestras, acordos de cooperação e outras ações fazem parte do programa.
O projeto também prevê o incentivo à formação profissional e inclusão de adolescentes no mercado de trabalho, ao orientar e fiscalizar empresas para a contratação de jovens aprendizes, conforme determinada a cota de aprendizagem prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).