MPT em Pernambuco participa de reuniões do Grupo de Trabalho de Formação sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco participou de reuniões promovidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) para definir estratégias e atividades prioritárias do Grupo de Trabalho (GT) de Formação sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Erradicação do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas (Conaete), Débora Tito, representou o órgão ministerial nos encontros que definiram ações estratégicas e o calendário de atividades prioritárias sobre o tema.
Na primeira reunião, realizada no mês de março, Débora Tito destacou a importância de manter a sociedade informada sobre o assunto e apresentou a campanha estadual contra o tráfico de pessoas, lançada em novembro do ano passado e desenvolvida pelo MPT em Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) e o Grande Recife Consórcio de Transporte. Além disso, a procuradora do Trabalho também sugeriu que as peças desenvolvidas na campanha fossem utilizadas para intensificar a divulgação e realizou a entrega dos cartazes para os representantes presentes na reunião.
A segunda reunião, realizada em maio, deu continuidade ao encontro anterior, aprofundando as tratativas para a execução de projeto de intervenção mais próximo ao público, onde várias instituições públicas se reunirão para promover serviços. Esse esforço conjunto tem como intuito estimular e articular o lançamento da campanha no Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, lembrado no dia 30 de julho.
Ainda na oportunidade, o desembargador do TRT6, Paulo Alcântara, ressaltou a importância de ter um contato direto com a Secretaria de Direitos Humanos, de forma a alinhar as ações de combate com o melhor resultado possível. A expectativa é que seja firmado, em breve, a institucionalização do Grupo de Trabalho (GT) de Formação sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Além da coordenadora Regional da Conaete, Débora Tito, estavam presentes em ambos os eventos o desembargador do TRT6, Paulo Alcântara; representantes do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no campo da Política da Criança e do Adolescente (Gecria), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Heal Trafficking, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Secretaria Executiva de Assistência Social do Estado e do Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP).