MPT em Pernambuco promove capacitação do projeto “MPT na Escola” no município de Caruaru

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, realizou no último dia 08 de Maio, a capacitação regional do Projeto MPT na Escola no município de Caruaru. A iniciativa, desenvolvida pela Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (COORDINFÂNCIA), aconteceu na Escola Municipal Professora Josélia Florêncio da Silveira, situada no bairro São João da Escócia, no agreste do estado.

Na ocasião, a procuradora do Trabalho e coordenadora regional da COORDINFÂNCIA, Jailda Pinto, se reuniu com a secretária de Educação de Caruaru (SEDUC) que coordena o projeto na cidade, Aline Silva, representantes das 11 escolas municipais envolvidas no projeto, além de outros participantes que vieram das cidades de Carpina e Calumbi.

Durante a capacitação a procuradora do Trabalho explicou, entre outros assuntos, a atuação do MPT no comnbate o trabalho infantil e apresentou os eixos do Programa Resgate a Infancia, focando no Eixo Educação, no qual o MPT na Escola está inserido.“O projeto tem como principal objetivo levar para a sociedade a importância de combater o trabalho infantil. Para isso é fundamental contar com o apoio e a participação de educadores, secretários, e demais atores da rede de proteção, pois juntos ampliaremos o debate sobre o tema, e mostraremos que a exploração do trabalho infantil é uma gravíssima violação de direitos humanos que tem forte impacto no progresso social e econômico do País”, afirmou a Jailda Pinto.

A iniciativa, desenvolvida pela Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (COORDINFÂNCIA), aconteceu na Escola Municipal Professora Josélia Florêncio da Silveira, situada no bairro São João da Escócia, no agreste do estado.
A iniciativa, desenvolvida pela Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (COORDINFÂNCIA), aconteceu na Escola Municipal Professora Josélia Florêncio da Silveira, situada no bairro São João da Escócia, no agreste do estado.


O PRÊMIO

O Prêmio MPT na Escola premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. Este ano o concurso receberá inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Podem concorrer estudantes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental, com produções que tratem sobre a importância do combate ao trabalho infantil. O projeto acontece em três etapas: local, estadual e nacional.

INSTAGRAM

Para facilitar o contato com as escolas participantes do projeto MPT na Escola 2023 em Pernambuco, criar engajamento e inspirar outros municípios, a Coordinfância Regional criou o perfil @mpt.na.escola.prt06 no Instagram. Lá serão divulgadas as atualizações sobre o andamento do projeto no estado.