MPT na Escola: Rio Formoso e Cabo de Santo Agostinho recebem capacitação

Professores e gestores de educação dos municípios de Rio Formoso e Cabo de Santo Agostinho participaram, no último dia 05, da capacitação do MPT na Escola, iniciativa do eixo Educação do projeto Resgate a Infância do Ministério Público do Trabalho (MPT). A procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Criança e Adolescentes (Coordinfância), Jailda Pinto, ministrou as capacitações.

Durante a palestra, a procuradora do Trabalho explanou, entre outros assuntos sobre o MPT, as metas institucionais do órgão ministerial, bem como a instituição atua no combate ao trabalho precoce. No entanto, a capacitação focou em elucidar informações sobre as definições de trabalho infantil, listar as principais e piores formas de exploração da mão de obra de crianças e adolescentes e expor os prejuízos do trabalho infantil, além de desmistificar pensamentos equivocados sobre o assunto.

A procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordinfância, Jailda Pinto, ministrou as capacitações.
A procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordinfância, Jailda Pinto, ministrou as capacitações.


“A cultura é algo muito bonito e importante. No entanto, se ela for nociva, como o trabalho infantil, ela pode e deve ser mudada. Esse é o caso do trabalho infantil. Não podemos mais aceitar que ele exista e macule um período da vida tão importante para as crianças e adolescentes. A expectativa de vida do ser humano aumentou, mas a infância não. Ela segue durando, apenas, 18 anos. Por isso, deve ser preservada. E cabe a todos nós - estado, família e sociedade, protegê-la”, afirmou a procuradora do Trabalho.

O encontro também foi uma oportunidade de trocar informações sobre a realidade social dos alunos dos municípios, conhecer mais sobre a dinâmica do Projeto MPT na Escola e elucidar dúvidas sobre o assunto. Na ocasião, a Jailda Pinto não só detalhou o calendário das atividades da iniciativa no estado, como sugeriu atividades para abordar o tema em sala de aula. “Estamos encontrando educadores comprometidos com a infância e empolgados com o projeto. Não temos dúvidas que o projeto será um sucesso”, concluiu.

O PROJETO

O Projeto MPT na Escola premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. Este ano o concurso receberá inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Podem concorrer estudantes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental, com produções que tratem sobre a importância do combate ao trabalho infantil. O projeto acontece em três etapas: local, estadual e nacional.