MPT em Pernambuco avança em tratativas voltadas para inclusão do público LGBTQIA+ no mercado de trabalho

Na última quarta-feira (03), aconteceu uma nova reunião para tratar sobre inclusão da população LGBTQIA+ no mercado de trabalho. O encontro, que contou com a presença da procuradora do Trabalho e coordenadora Nacional e Regional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Melícia Carvalho Mesel, além de representantes da Secretaria de Transformação Digital do Recife, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Município do Recife e do Instituto Boa Vista, aconteceu na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco.

A reunião, que deu continuidade a um encontro anterior, realizado no mês passado, aprofundou as tratativas para a execução do projeto de capacitação do público LGBTQIA+. A expectativa, agora, é que seja firmado, em breve, um Termo de Cooperação entre o MPT e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

De acordo com Melícia Carvalho Mesel, responsável pela iniciativa, esse esforço conjunto para realizar ações afirmativas voltadas para essa população extremamente vulnerável é urgente pois "trata-se de um público que possui enormes desafios para ingresso no mercado de trabalho.” E continua a Procuradora: “O MPT, por meio da Coordigualdade, tem como meta prioritária reunir esforços para impulsionar políticas públicas para a geração de empregos para as pessoas LGBTQIA+. Já passou da hora de compreendermos que o mundo do trabalho precisa acabar com os preconceitos e dar oportunidade para todas as pessoas, especialmente aquelas mais vulnerabilizadas, que estão negligenciadas e desprovidas de um mínimo de dignidade e de condições para viver. Ademais, é importante que toda organização, seja pública, seja privada, invista em um ambiente diverso e inclusivo, refletindo a nossa sociedade, que é plural e diversa", completou.

CONVITE

Durante a audiência, as instituições reforçaram o convite para participação do MPT em Pernambuco em evento do programa “Empregabilidade LGBTQIA+”. A agenda marca o encerramento de vários cursos de capacitação profissional, promovido pelo Instituto Boa Vista em parceria com o SENAC. A solenidade acontece na manhã do próximo dia 31 de maio, no auditório do SENAC.