Procuradores apresentam o projeto MPT na Escola na Alepe
Nesta quinta-feira (4), foi apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o projeto MPT na Escola – De mãos dadas contra o trabalho infantil, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT). A divulgação do projeto atendeu a requerimento do deputado Rodrigo Novaes. Criado em 2009, o projeto está sob responsabilidade da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT.
O órgão foi representado pelo procurador-chefe, José Laízio Pínto Júnior, e pelo procurador, coordenador da pasta de combate ao trabalho precoce, Leonardo Osório Mendonça. Para o MPT, a ocasião foi uma oportunidade de levar ao conhecimento dos parlamentares o projeto, viabilizando sua implementação nas escolas do Estado.
De acordo com Leonardo, o programa envolve a formação de coordenadores municipais, pedagogos e professores, atuando nacionalmente por meio de parcerias entre o Ministério Público do Trabalho e as Secretarias Municipais de Educação.
“Este ano, seis municípios pernambucanos foram capacitados na metodologia. A meta para 2015 é interiorizar com ações no Agreste e Sertão”, disse.
Presente à sessão, a representante da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Gorete Aquino, informou que a instituição está aberta a ser parceira do projeto, o que, na visão do MPT, é excelente, pois torna mais fácil o acesso às secretarias de educação nas cidades.
Durante a reunião, os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Jose Rodovalho, de Jaboatão dos Guararapes, encenaram uma peça sobre o trabalho infantil.
Além de Leonardo e José Laízio, estiveram presentes à sessão as procuradoras Maria Angela Logo Gomes e Melícia Carvalho Mesel.
Tags: mpt na escola