Trabalhadores da construção civil de Petrolina têm nova diretoria

Depois de ter firmado Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Sindicato Profissional dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Mobiliário de Petrolina realizou, no último dia 2, eleição para a escolha da nova diretoria sindical. Com 363 votos, a Chapa 3, presidida por José Valmir Ferreira, representando uma das oposições, foi a vencedora e exercerá o mandato no próximo triênio (2015-2017). A posse aconteceu nesta segunda-feira (8).

Ao final do processo eleitoral, foram computados 748 votos. A Chapa 1, representada por Edimilson dos Santos Silva, da situação, contabilizou 55 votos. Já a Chapa 2, tendo como candidato Marcos Felix dos Santos, teve 321 votos apurados. Também foram registrados quatro votos nulos e três em branco pela mesa apuradora.

A votação ocorreu dentro da normalidade. Na ocasião, a procuradora do Trabalho à frente do caso, Vanessa Patriota da Fonseca, se reuniu com os representantes da comissão eleitoral e das três chapas que concorreram à eleição.

TAC

O sindicato firmou termo com o MPT, em setembro, se comprometendo a realizar novas eleições. O documento resultou de inquérito civil presidido pelos procuradores do Trabalho Vanessa Patriota da Fonseca, Rogério Sitônio Wanderley e Ulisses Dias de Carvalho que constatou diversas irregularidades no último processo eleitoral. Dentre elas, a não publicidade adequada para o processo eleitoral.

Outro motivo, para atuação do MPT teria sido a longevidade de uma mesma diretoria ao longo de anos, o que levantava suspeitas quanto à legalidade, gerando insatisfação de parte da categoria. O sindicato, desde que foi fundado em 1986, foi comandado por integrantes de uma mesma família, a do antigo presidente, José Ronaldo de Oliveira.

Tags: eleições, construção civil, petrolina