Árvores plantadas pelo MPT passam por manutenção periódica
Na terça-feira do dia 27 de junho de 2017, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco fez a primeira manutenção das 40 mudas plantadas em abril no Parque Urbano da Macaxeira, localizado na Zona Norte do Recife. A ação é resultado de um projeto de compensação ambiental.
Essa foi a primeira revisão das árvores, que vão passar por manutenções mensais durante um ano, para garantir o crescimento e a sobrevivência das mesmas. Todas as espécies plantadas são nativas da Mata Atlântica; as quais são: aroeira (4), ipê-roxo (5), sibipiruna (6), pitanga (5), pau-brasil (10) e pau-ferro (10), todas com comprimento superior a 2,5 metros de altura.
Compensação
O projeto de compensação ambiental que garantiu o plantio foi motivado por uma autorização concedida pela Prefeitura do Recife (PCR) ao MPT. Por causa da construção da nova sede, o órgão precisou erradicar dois oitizeiros, localizados na Rua Conselheiro Portela, 531, Espinheiro, Recife/PE.
A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da PCR exige que, para cada árvore erradicada, duas sejam plantadas. O MPT foi além comprometeu-se a plantar vinte árvores durante a celebração de acordo entre o órgão e Ministério Público de Pernambuco, Secretaria de Meio Ambiente e Empresa Municipal de Manutenção e Limpeza Urbana.
Parque
O Parque Urbano da Macaxeira foi escolhido pela PCR pela disponibilidade de área para plantio. Construído pelo Governo do Estado e gerido pela Prefeitura do Recife desde 2014, é localizado na Avenida Norte e possui vários atrativos de desporto como campo de futebol, quadras poliesportivas, pista de skate, bicicross, cooper com 1.500 metros, ciclovia com 1.500 metros, parques infantis, anfiteatro, banheiros públicos, praça de alimentação, sala de administração, guaritas de segurança e Academia Recife. O local funciona todos os dias das 5h às 23h.
Tags: nova sede mpt, compensação, mudas