Abril Verde | Exposição “Trabalhadores” evidencia relação entre o trabalhador e o meio ambiente laboral
A partir da segunda-feira (24), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco exibe a exposição fotográfica “Trabalhadores”, em que são vistos profissionais de diversas áreas produtivas em relação com seus espaços laborais. O lançamento da exposição marca a semana em que se lembra o dia 28 de abril, data Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A exposição é uma iniciativa da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT.
A exposição ficará no edifício sede do MPT, no Recife, localizado na Rua 48, 149, no Espinheiro, até o fim de maio. A visitação é aberta ao público, de segunda à sexta, das 9h às 14h.
De acordo com a organização, o objetivo da exposição é evidenciar, através das imagens, como o meio ambiente de trabalho é central no dia a dia das profissões e como ele, com inadequações, coloca em risco o trabalhador. As 24 imagens foram retiradas dos livros "Trabalho" e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo órgão, e são de autoria de renomados fotógrafos, entre eles André Esquivel, Geyson Magno, Walter Firmo.
Para o procurador do Trabalho Leonardo Osório, que é coordenador nacional da Codemat, é de suma importância dar destaque para todas essas questões relacionadas ao meio ambiente de trabalho adequado. "Essa é mais uma ação institucional que o MPT está fazendo em todo o país, dentro das ações do Abril Verde, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade como um todo sobre a importância de um meio ambiente de trabalho seguro, que não adoeça e que não mate trabalhadores", informou.
Abril Verde
O movimento Abril Verde reúne diversas entidades relacionadas à saúde e ao mundo do trabalho e tem por objetivo pautar a temática da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. O mês foi escolhido para discutir o tema por conter as datas importantes: Dia Mundial da Saúde (7) e Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho (28).
Dados
Durante o ano de 2015, foram registrados no INSS cerca de 612,6 mil acidentes do trabalho. Comparado com 2014, o número de acidentes de trabalho teve um decréscimo de 13,99%. O total de acidentes registrados com CAT diminuiu em 10,87% de 2014 para 2015. Do total de acidentes registrados com CAT, os acidentes típicos representaram 76,28%; os de trajeto 21,08% e as doenças do trabalho 2,63%.
Tags: exposição, Abril Verde