Prêmio MPT de Jornalismo é apresentado a universidades do Grande Recife

Com o intuito de incentivar a participação de estudantes na 3ª edição do Prêmio MPT de Jornalismo, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco está apresentando a premiação às faculdades que oferecem a graduação de jornalismo na Região Metropolitana do Recife.

Nesta segunda (15), a Assessoria de Comunicação do órgão esteve reunida com o coordenador do curso da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Juliano Domingues. No mesmo dia foi feita visita à Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau).

“O prêmio inovou na edição passada, ao incluir os universitários como categoria, e por ser mais recente em nosso concurso é importante essa troca mais próxima com as faculdades, que nos tem recebido com entusiasmo. O momento é bom, de volta às aulas, quando há ânimo e tempo para se planejar”, pontua a jornalista e assessora do MPT em Pernambuco, Mariana Banja.

Na última sexta (11), a coordenadora do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), Mônica Fontana, recebeu o MPT, em reunião na própria faculdade. De acordo com a Ascom, estão sendo marcadas reuniões com a a Faculdade Joaquim Nabuco e com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Em paralelo ao corpo a corpo junto às instituições de ensino, a divulgação para a categoria profissional, propriamente dita, está sendo feita pelas redes sociais e pelo envio de releases”, disse Mariana.

                                                                                           

 

Premiação

O Prêmio MPT de Jornalismo 2016 recebe inscrições até o dia 6 de maio. Para participar, os alunos devem ter concluído o 5º período da graduação e ter publicado, em veículo universitário, conteúdo ligado ao mundo do trabalho. O valor pago é de cinco mil reais na etapa regional, e de dez mil reais na etapa nacional.

Pelo regulamento, na categoria estudantil, os conteúdos concorrem sem distinção de meio. Assim, trabalhos feitos para jornal impresso, revista impressa, fotojornalismo, radiojornalismo e webjornalismo disputam entre si. Cada estudante também tem a oportunidade de inscrever até três produções.

Necessariamente os trabalhos devem ter os conteúdos relacionados aos temas de fraudes nas relações de trabalhistas; trabalho escravo contemporâneo; trabalho infantil; discriminação de gênero, cor e pessoas com deficiência; meio ambiente do trabalho; promoção da liberdade sindical; trabalho portuário e aquaviário; irregularidades trabalhistas na administração pública.

Mais informações estão disponíveis no www.premiomptdejornalismo.com.br.

Tags: MPT, Prêmio MPT de Jornalismo, MPTJornalismo, estudante, graduação