Lançado Fórum de Combate aos Agrotóxicos do Vale do São Francisco

Buscando fortalecer o enfrentamento ao uso indiscriminado de agroquímicos na região do Vale do São Francisco, foi lançado, nesta terça-feira (20), o Fórum Regional de Combate aos Agrotóxicos do Vale do São Francisco. A organização foi apresentada a agricultores, empresários e representantes de instituições ligadas à agricultura durante a realização do evento Semiárido Show, em Petrolina.

O evento contou com a participação do procurador do Trabalho Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva, coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, entidade envolvida na criação do Fórum Regional. A articulação para criação do Fórum do São Francisco é uma iniciativa dos fóruns Pernambucano e Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, juntamente com o Fórum Nacional coordenado pelo procurador. As discussões realizadas pelo Fórum Nacional junto a outras organizações durante a Conferência Regional de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, Meio Ambiente e Sociedade, que ocorreu no início de junho, também em Petrolina, resultaram na idealização do Fórum do Vale do São Francisco.

Objetivos

Durante o lançamento, os participantes divulgaram dados e debateram ações relativas ao combate do uso desenfreado de agrotóxicos na região do Vale do São Francisco. O Fórum também visa promover pesquisas e organizar ações educativas acerca dos riscos à saúde causados pelos agentes agroquímicos e da dificuldade de diagnosticar os seus impactos a longo prazo na vida de trabalhadores, consumidores e ao meio ambiente.

Na ocasião, também foram discutidas políticas públicas de controle e monitoramento do uso e distribuição do agrotóxico, bem como ações de incentivo à agricultura familiar, como criação de linha de créditos para auxiliar pequenos agricultores na produção de alimentos sem utilizar agroquímicos.

O procurador Pedro Serafim reconheceu a importância da criação do Fórum. “Hoje surgiu mais um instrumento que tem como objetivo livrar o rio e seu povo dos venenos. A região do Velho Chico foi um dos fundamentos para o surgimento do primeiro Fórum de Combate aos Agrotóxicos do cenário nacional, o pernambucano. Por isso a palavra de ordem é avançar”, disse.

O vice coordenador do Fórum Pernambucano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Flávio Duarte, também celebrou a criação, e falou sobre as atribuições do Fórum do Vale do São Francisco. “O Fórum Regional busca fortalecer a luta onde existir maiores vulnerabilidades, riscos e processos de degradação e injustiça ambiental”, sintetizou.

O apoio de órgãos oficiais e de movimentos sociais da região para o Fórum foi citado como fundamental pela promotora de justiça de Paulo Afonso e coordenadora do Núcleo do São Francisco, Luciana Khoury. “O evento obteve êxito graças a contribuição permanente do movimento de mulheres da região, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, dos fóruns baianos e pernambucano de combate aos agrotóxicos. Graças ao apoio de todos, o Fórum Regional já é um sucesso”, comemorou.

Entidades

A iniciativa reúne agricultores, movimentos sociais e sindicais da região, além de contar com o apoio de diversas entidades comprometidas com o tema, como os fóruns Pernambucano e Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos; o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro); a Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Juazeiro; o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Petrolina; e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRRPA).

Tags: forúm, agrotóxicos, vale do são francisco