• Informe-se
  • Notícias do MPT PE
  • MPT em Pernambuco prestigia abertura do 2º Seminário “Estratégias para a valorização de Travestis e Mulheres Trans em Pernambuco”

MPT em Pernambuco prestigia abertura do 2º Seminário “Estratégias para a valorização de Travestis e Mulheres Trans em Pernambuco”

O Procurador Regional do Trabalho e Gerente Nacional de Empregabilidade LGBTQIAPN+ do Ministério Público do Trabalho (MPT), Eduardo Varandas, representou o MPT em Pernambuco na abertura do 2º Seminário “Estratégias para a valorização de Travestis e Mulheres Trans em Pernambuco”, promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria da Mulher, e o Comitê Interinstitucional pró-Travestis e Mulheres Trans. O evento, parte da programação dos 21 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres, aconteceu no último dia 27 de novembro no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco.

Empregabilidade foi o foco da segunda edição do seminário, promovido em parceria com órgãos de trabalho e empreendedorismo. Na ocasião Eduardo Varandas defendeu que a discussão sobre a empregabilidade da população LGBTQIAPN+ está intimamente ligada à valorização dessas pessoas. “O emprego é que tira da rua, que mata a fome, que resgata a cidadania e a dignidade. Por isso, precisamos cobrar do poder público qualificação, inclusão e combate à descriminação e assédio no trabalho”, pontuou.

Varandas reforçou que as políticas públicas de empregabilidade da população travestis e trans têm valor de reparação. “Os direitos LGBTQIAPN+ só existem, hoje, porque, historicamente, foram as mulheres trans e travestis que deram a cara a tapa, em diversos países. E, por isso, essas pessoas devem ser priorizadas. Além disso, é necessário mudar os terríveis índices sobre essa população, que mostram que 90% dos travestis e mulheres trans estão fora do mercado de trabalho”, afirmou o procurador regional do Trabalho.

Além do procurador regional do Trabalho, compuseram mesa de abertura do do 2º Seminário “Estratégias para a valorização de Travestis e Mulheres Trans em Pernambuco”, a diretora de políticas públicas para as mulheres da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, Paloma Raquel; a representante da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência Ájò Nasidí; a Secretária executiva de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Carolina Cardoso; a juíza do Trabalho e membra do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) Laura Botelho.