MPT em Pernambuco prestigia solenidade de certificação de sala de amamentação do Cisam
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco participou, no último dia 25, de solenidade na qual o Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM-UPE) recebeu certificação do Ministério da Saúde, com o reconhecimento da Sala de Apoio à Mulher trabalhadora que Amamenta. O procurador do Trabalho e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Gestante e Lactante do MPT, Leonardo Osório representou o órgão ministerial na ocasião.
A estruturação da sala de amamentação do CISAM-UPE, existente desde 2016, assegura às trabalhadoras lactantes um ambiente adequado para a coleta de leite, com acesso aos potes estéreis para acondicionamento e freezer para o armazenamento. O leite coletado pelas trabalhadoras do CISAM-UPE também pode ser doado para o Banco de Leite Humano da própria unidade de saúde, que, após a pasteurização, pode ser utilizado para os bebês internados na nossa Unidade Neonatal.
Além do representante do MPT em Pernambuco, participaram da solenidade de aposição da placa de certificação a gerente de atenção à saúde da criança e do adolscente da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Marta Rejane; a gerente médica do Banco de Leite Humano do CISAM-UPE, Igara Melcop; o gerente de enfermagem do Banco de Leite Humano do CISAM-UPE, Manoel Adauto; bem como servidores, pacientes e acompanhantes do CISAM-UPE.
DEBATE
Na esteira das ações voltadas para proteção da trabalhadora gestante e lactante, o procurador do Trabalho e coordenador do GT Gestante e Lactante do MPT, Leonardo Osório, também participou, no último dia 22, de debate na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Na ocasião, ele e a gerente de atenção à saúde da criança e do adolscente da SES-PE, Marta Rejane, falaram para servidores e profissionais de saúde sobre “A importância do Aleitamento Materno e do Apoio e Garantia dos Direitos da Mulher que Amamenta”.