Projeto MPT na Escola 2024: MPT em Pernambuco promove votação dos trabalhos inscritos
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, por meio da Coordenadoria Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescente (Coordinfância), realizou, na última quarta-feira (2), o julgamento dos trabalhos inscritos na etapa estadual do Projeto MPT na Escola. Foram avaliadas produções dos estudantes pernambucanos nas categorias Conto, Desenho, Música e Poesia.
A Comissão Julgadora foi composta pela procuradora-chefe substituta do MPT em Pernambuco, Gabriela Maciel; pela procuradora do Trabalho Adriana Gondim; pela servidora do MPT em Pernambuco Isabela Oliveira; e pelo adolescente adolescente Mateus Vitor dos Santos Lira. A apresentação dos trabalhos ficou a cargo da procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordinfância, Jailda Pinto. Foram escolhidos os três melhores trabalhos em cada categoria, e os vencedores em primeiro lugar seguirão para a etapa nacional, que ocorrerá em Brasília.
“Assim como no passado, fomos presenteadas com lindas produções que nos deixaram muito orgulhosos. A qualidade dos trabalhos apresentados destaca a importância dessa iniciativa, que conscientiza sobre os danos do trabalho infantil ao futuro de nossas crianças e adolescentes”, comentou Jailda Pinto, , ressaltando o empenho dos gestores, professores e estudantes na elaboração das obras culturais.
OS VENCEDORES
Os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Barreiros e Tacaratu se destacaram na etapa estadual do Projeto MPT na Escola 2024, conquistando os primeiros lugares das categorias desta edição: Conto, Poesia, Desenho e Música. Jaboatão dos Guararapes venceu em Conto, Tacaratu em Desenho, e Barreiros garantiu o primeiro lugar em duas categorias: Poesia e Música.
Nas demais posições, Barreiros e Joaquim Nabuco ficaram com o segundo e terceiro lugar em Conto, respectivamente. Em Desenho, Caruaru e Limoeiro ocuparam o segundo e terceiro lugar. Na categoria Poesia, Jaboatão dos Guararapes conquistou a segunda colocação, seguido por Caruaru em terceiro. Para Música, Jaboatão dos Guararapes e Ipubi ocuparam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
NÚMEROS
Nesta edição do Projeto MPT na Escola, foram inscritos 33 trabalhos, com a participação de mais de 23 mil estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental e 1.492 professores. O projeto envolveu 290 escolas em 27 municípios de Pernambuco.
O PROJETO
O Projeto MPT na Escola reconhece os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes de instituições de ensino de todo o Brasil. Em 2024, o concurso aceita inscrições em quatro categorias: Conto, Poesia, Música e Desenho. Podem participar estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções que abordem o combate ao trabalho infantil. O projeto é realizado em três etapas: local, estadual e nacional.
RESGATE A INFÂNCIA
O MPT na Escola é uma ação central do Projeto Estratégico "Resgate a Infância", iniciativa nacional do MPT por meio da Coordinfância, com três eixos principais: políticas públicas, educação e profissionalização. Integrado ao eixo educação, o projeto visa prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, promover políticas públicas, fomentar a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.