MPT em Pernambuco participa do 3° Colegiado de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco
Nesta quarta-feira (11), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora do Trabalho Vanessa Patriota, esteve no 3° Colegiado de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco. O momento reuniu cerca de 50 pessoas, entre coordenações dos oito Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Referências Técnicas das 12 regiões de saúde do estado. O encontro, coordenado pela equipe do Cerest Estadual PE e pela Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES-PE, teve como um dos principais temas a qualificação da vigilância de doenças e agravos relacionados ao trabalho de entregadores por aplicativos.
A procuradora do Trabalho participou ativamente, destacando a importância da integração de ações entre o MPT e os Cerests. Vanessa Patriota ressaltou a necessidade de qualificar as notificações de acidentes de trabalho, com o correto preenchimento da ficha de acidentes, reforçando a relevância da Nota Técnica Conjunta SES-PE 01/2024, fruto de uma articulação entre o MPT e o Cerest Estadual Pernambuco. Esta nota orienta sobre as notificações de acidentes de trabalho em trabalhadores de transporte e entrega por plataforma.
Ao finalizar o encontro, os Cerests e as Regionais de Saúde se comprometeram a promover formações com a rede de assistência para aprimorar o preenchimento das notificações.