MPT em Pernambuco reúne-se com o município de Vitória de Santo Antão para comprovação de cumprimento de TAC

Na última quinta-feira (15), a procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Jailda Pinto, se reuniu com representantes do município de Vitória de Santo Antão para avaliar o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Este foi o primeiro encontro para verificar as ações realizadas pelo município desde a assinatura do TAC, que prevê a apresentação semestral de relatórios sobre as medidas adotadas para combater o trabalho infantil. A coordenadora regional da Coordinfância demonstrou satisfação com os resultados apresentados até o momento.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação de uma ação realizada no dia 18 de maio, voltada para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante a ação, foram visitadas diversas escolas, onde os alunos assistiram a uma peça teatral que abordou o tema da violência sexual. A iniciativa resultou em relatos de casos de violência sexual, evidenciando a necessidade de ações mais efetivas para combater esse crime.

"A realidade da violência sexual contra crianças e adolescentes é complexa e subnotificada. Os relatos obtidos através da peça teatral demonstram a importância de ouvir as crianças e adolescentes e de oferecer espaços seguros para que elas possam denunciar os abusos sofridos", ressaltou a procuradora Jailda Pinto.

A Procuradoria do Trabalho em Pernambuco continuará acompanhando a execução do TAC e oferecendo todo o apoio necessário ao município de Vitória de Santo Antão para que as metas estabelecidas sejam alcançadas.