MPT em Pernambuco realiza inspeção nas unidade prisionais de Limoeiro, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe

No último dia 3, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pelo procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap), Leonardo Osório, realizou uma fiscalização nas unidades prisionais de Limoeiro, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. Acompanhado pelo Analista Pericial Marcos Lira e pelo Agente de Segurança Orimar José de Oliveira, a visita teve como objetivo principal avaliar as condições laborais dentro dessas unidades prisionais.

Durante a inspeção, foram minuciosamente analisadas as condições de trabalho dos detentos envolvidos em atividades laborais, bem como as condições enfrentadas pelos agentes penais. Além disso, o procurador do Trabalho manteve diálogo construtivo com a diretoria das unidades prisionais, bem como com as equipes de apoio e de laborterapia, abordando a temática crucial da ressocialização de presos e egressos do sistema prisional.

MPT em Pernambuco realiza inspeção nas unidade prisionais de Limoeiro, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.
MPT em Pernambuco realiza inspeção nas unidade prisionais de Limoeiro, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.

Em sua fala, Leonardo Osório destacou: “Nosso compromisso é garantir que todos os envolvidos no processo tenham condições adequadas de trabalho e que as práticas implementadas promovam o respeito e a dignidade, elementos essenciais para o êxito da ressocialização. Permaneceremos atentos e continuaremos a monitorar as condições nas unidades prisionais, com o objetivo de aprimorar e assegurar um ambiente de trabalho justo e seguro para todos.”

O MPT reforça seu empenho em promover ambientes laborais que respeitem os direitos fundamentais e contribuam para a reintegração efetiva dos indivíduos ao convívio social.

PA 000582.2024.06.000/2