MPT, SES PE e Fiocruz lançam Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador de Pernambuco

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, por meio da Coordenadoria regional de Defesa do Meio Ambiente, do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco (Codemat), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), promoveram, ontem (29), o lançamento virtual do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador de Pernambuco. A coordenadora regional da Codemat, a procuradora do Trabalho Adriana Gondim, representou o órgão ministerial na ocasião.

A ação integra o movimento Abril Verde, mês dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Na ocasião, Adriana Gondim reforçou que a tutela da saúde e segurança ocupacional da trabalhadora e do trabalhador é prioridade para o MPT e lembrou que, atualmente, o grande desafio é a construção de estratégias para combate às subnotificações de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho. Ela também destacou a importância da parceria interinstitucional na estruturação do curso.

“A capacitação traz grande relevância para a formação da rede de vigilância em saúde de nosso Estado, seja pelo cumprimento da legislação quanto pela necessidade de uma formação continuada, de forma descentralizada, para a proteção dos direitos relacionados à saúde e prevenção de acidentes e adoecimentos, mas também, pelo nível de expertise e nível de referência dos profissionais e capacitadores da Fiocruz”, afirmou a procuradora do Trabalho. “Que possamos, ao final deste processo de formação, estarmos mais coordenados nas atuações interinstitucionais, seja pelo intercâmbio de informações técnicas, troca de preocupações comuns para planejamento de trabalhos conjuntos, seja, especialmente, pelos avanços que consigamos trazer para trazer melhor qualidade de vida para os trabalhadores de Pernambuco”, completou.

Essa é a primeira turma do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador no Estado de Pernambuco. A iniciativa, que disponibilizou 35 vagas para a primeira turma, tem como principal objetivo aprimorar as ações nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regionais e Vigilância em Saúde das Regionais e nos municípios do Estado. Profissionais de saúde dos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Lagoa Grande, Petrolina, Araripina, Ipubi, Ouricuri e Trindade, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.

Além da procuradora do Trabalho, compuseram a mesa virtual a diretora geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Karla Baêta; a coordenadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Rita Matos; o coordenador estadual da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt), Júlio César Bezerra; a coordenadora geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Luciene Aguiar e o servidor da Gerência em Vigilância e Saúde do Trabalhador da SES-PE Paulo Lira.