Dia D da Saúde do Trabalhador atende trabalhadores no Sertão do Araripe
Os trabalhadores de Araripina, Ipubi, Ouricuri, Trindade e região foram atendidos pelos serviços disponibilizados no Dia D da Saúde do Trabalhador do Sertão do Araripe, ação promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade/UFPE), o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Ouricuri (Cerest) e Secretarias de Saúde Municipais. A ação ocorreu no último domingo (28) e ofertou a realização de exames, vacinação e orientação para saúde para os trabalhadores da região.
Durante todo o domingo, profissionais de saúde realizaram atendimentos e ficaram à disposição dos trabalhadores para dar orientações sobre a saúde. Exames de refração, retinografia, biomicroscopia, visão das cores e função pulmonar, mapeamento da retina, acuidade visual e pressão intraocular foram disponibilizados Os trabalhadores também puderam atualizar o cartão vacinal. A ação integra o movimento Abril Verde, mês dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
“O MPT atua no Sertão do Araripe desde 2015. Apesar dos avanços alcançados, muito ainda há para ser feito pelos trabalhadores da região. Essa parceria com a UFPE fortalecerá a promoção da saúde do trabalhador do Polo Gesseiro, tema prioritário para o MPT”, comentou a procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente, do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco (Codemat), Adriana Gondim.
REUNIÃO
No sábado (27), representantes das instituições envolvidas no Dia D da Saúde do Trabalhador reuniram-se com representantes do Estado de Pernambuco e dos municípios da região no Encontro da Saúde do Trabalhador do Sertão do Araripe. O momento teve como principal objetivo sensibilizar os gestores públicos acerca da importância do diagnóstico de adoecimentos relacionados ao trabalho para o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção à saúde dos trabalhadores envolvidos na cadeia produtiva do gesso. A procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Lima Vieira, representou o órgão ministerial na ocasião.
REVISTA EM QUADRINHOS
O lançamento da revista da revista em quadrinhos “Gesseiros: “Neve” no Sertão do Araripe”, 73ª publicação do projeto MPT em Quadrinhos foi outra das atividades programadas pelo MPT em Pernambuco para o Abril Verde, que dão destaque ao Polo Gesseiro pernambucano. A publicação conta a história de uma inspeção promovida por uma equipe do MPT, destacando a necessidade das empresas assegurarem um ambiente de trabalho seguro e saudável, com foco no setor gesseiro.