Websérie “Tráfico de Pessoas no Brasil” retorna nesta segunda (1º), às 19h

Brasília – A websérie “Tráfico de Pessoas no Brasil” retorna nesta segunda-feira (1º) para a sua quinta temporada. O primeiro episódio vai debater o papel da aviação no combate ao tráfico de pessoas e as ocorrências desse crime em razão de desastres ambientais como as enchentes do Rio Grande do Sul. A iniciativa é realizada pelo Projeto Liberdade no Ar, do Ministério Público do Trabalho (MPT), pela Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (Asbrad) e pela Clínica do Trabalho Escravo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Websérie “Tráfico de Pessoas no Brasil”.
Websérie “Tráfico de Pessoas no Brasil”.

O primeiro episódio também vai marcar o lançamento de duas novas animações da campanha “Expectativa x Realidade”, do Liberdade no Ar. Um dos vídeos apresenta a história de uma vítima de tráfico de pessoas que é submetida a trabalho escravo em confecção precária. O outro vídeo mostra o caso de uma mulher que aceitou falsa proposta para trabalhar como cozinheira e se tornou vítima de exploração sexual.

Dividida em quatro episódios com debates e pílulas do conhecimento, a websérie “Tráfico de Pessoas no Brasil” será exibida no canal da Asbrad no Youtube e vai ocorrer até o dia 4 de julho, sempre a partir das 19h. Não é necessário se cadastrar previamente para participar. Ao final de cada transmissão, será possível emitir certificado de participação. Aqueles que acompanharem ao vivo três dos quatro episódios poderão solicitar a emissão de um certificado de curso de inverno da Clínica do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da UFMG.

Desde a primeira edição da websérie, os vídeos já foram reproduzidos em países como Moçambique, Portugal, Espanha, Uruguai, Estados Unidos, Argentina, Rússia, Suíça, Ucrânia, México e Venezuela.

Clique aqui para acessar a programação completa da websérie.

Além da nova temporada da websérie, o projeto vai lançar o clipe “Nos Olhos de Quem Sonha” no dia 31 de julho. Em breve, serão divulgadas mais informações.

Veja abaixo os dois vídeos da campanha “Expectativa vs Realidade”:

Vídeo 1 – Dolores

Vídeo 2 – Daiana

Iniciativa

Esse é o quinto ano do Projeto Liberdade no Ar, criado inicialmente pelo MPT para sensibilizar passageiros, funcionários de aeroportos e empresas aéreas sobre a importância do combate ao tráfico de pessoas e trabalho escravo. Posteriormente, a iniciativa se tornou uma campanha no eixo de prevenção realizada a muitas mãos e que busca conscientizar a sociedade sobre o tema.

Segundo a gerente do Projeto Liberdade no Ar, Andrea Gondim, "o tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo é uma realidade em nosso território e merece um esforço conjunto e permanente da sociedade e do Estado para que o tema não seja esquecido”.

Andrea Gondim também ressalta que as formas de enganar trabalhadoras e trabalhadores podem mudar e se modernizar com o uso de novas tecnologias e das redes sociais, mas a superexploração do trabalho não se altera. “Vítimas continuam sendo enganadas com falsas promessas para mudar de cidade ou país, mas acabam sendo submetidas a condições de trabalho degradantes, com jornadas exaustivas, trabalho forçado e/ou servidão por dívidas. Se essas condições fossem realmente conhecidas desde o início da contratação, jamais seriam aceitas. Daí a importância do Projeto Liberdade no Ar, que ganhou adesão de diversos parceiros em razão desta necessidade de unir esforços em prol da dignidade e da liberdade", destacou a procuradora do Trabalho.

Conheça alguns dos resultados da iniciativa ao longo desses cinco anos:

Parcerias – Por meio de parcerias, foi possível expandir o projeto e realizar ações em aeroportos, portos e rodoviárias de 23 estados e do Distrito Federal. Uma delas, com a Infraero, permitiu a exibição de vídeos da campanha “Expectativa x Realidade” em telas de avisos de viagem de diversos aeroportos. Ao todo, foram produzidos dez vídeos da campanha.

O acordo de cooperação técnica assinado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2022 resultou na disponibilização do curso EaD do Projeto Liberdade no Ar no site da agência reguladora. A primeira turma ocorreu entre março e maio de 2023 e contou com 2.197 participantes que concluíram o curso. A parceria também estimulou a Anac a incluir norma sobre tráfico de pessoas em seu regimento interno.

A partir da assinatura de termo de cooperação técnica entre o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o MPT em 2022, a Corte aderiu ao Liberdade no Ar para fortalecer o combate ao crime. A parceria também contribuiu para a criação do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante do TST.

Entre as conquistas dos parceiros do Liberdade no Ar está a inclusão de vítimas de tráfico de pessoas no programa Avião Solidário da empresa aérea Latam, em 2021. Com isso, foi possível conceder passagens para pessoas flagradas nessa situação e que não possuíam recursos financeiros para retornar aos seus locais de origem. A iniciativa também permitiu a veiculação de campanhas de conscientização e treinamentos para as equipes de bordo da empresa.

Veiculação de campanhas de conscientização e treinamentos para as equipes de bordo da empresa.
Veiculação de campanhas de conscientização e treinamentos para as equipes de bordo da empresa.

Veiculação de campanhas de conscientização e treinamentos para as equipes de bordo da empresa.
Veiculação de campanhas de conscientização e treinamentos para as equipes de bordo da empresa.

Reconhecimento – Em 2021, o Projeto Liberdade no Ar conquistou o primeiro lugar do Prêmio CNMP na categoria ‘Diálogo com a sociedade’. A premiação dá visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional da instituição.

Outras ações – Além dessas ações, o projeto promoveu capacitações para assistentes sociais e profissionais que atuam em aeroportos e cooperação com a Clínica de Trabalho Escravo da UFMG para apoio pedagógico. Também foram feitas parcerias para divulgação da campanha “Expectativa x Realidade” nas revistas da companhia aérea Azul e da Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre (Abrati).

COM INFORMAÇÕES SECOM PGT