MPT em Pernambuco faz diagnóstico da inclusão de pessoas LGBTQIAPN+ nas 10 maiores empresas deste Estado em audiência
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realizou, na manhã desta quinta-feira (20), audiência com as 10 empresas de mais alto impacto econômico no Estado para tratar sobre a inclusão de pessoas LGBTQIAPN+ no mercado formal de Trabalho. A Procuradora do Trabalho e Coordenadora Regional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade/MPT), Melícia Carvalho Mesel, capitaneou o encontro, realizado na sede do órgão ministerial, que teve como principal objetivo conhecer a situação atual das empresas no que diz respeito à implantação e desenvolvimento da cultura de inclusão.
"Nosso papel, como Ministério Público, hoje, é trazer as informações necessárias para as empresas compreenderem e se convencerem de que ter um quadro plural e diverso, como é a nossa sociedade, reflete positivamente na organização sob os pontos de vista humanista, social e também econômico. Quando é dada uma oportunidade a uma pessoa LGBTQIAPN+, sobretudo a uma pessoa trans, resgata-se aquela pessoa de um cenário de extrema vulnerabilidade e sofrimento, o que impacta, inclusive, na própria existência de tais pessoas”, comentou Melícia Carvalho Mesel.
Além das empresas convidadas, a audiência contou com a participação do Instituto Boa Vista, organização que atua em favor da capacitação e empregabilidade da população LGBTQIAPN+, dispondo, inclusive, de cadastro de nomes para vagas de emprego, que pode ser utilizado pelas empresas para a contratação de tais pessoas.
Das 10 empresas convocadas para a audiência, 9 compareceram. Na ocasião, todas elas falaram que contam com pessoas LGBTQIAPN+ no seu quadro de trabalhadores. No entanto, não dispõem de um programa específico de inclusão. Estiveram presentes na audiência as seguintes empresas: Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Hospital Tricentenário, FCA Fiat Chrysler Automóveis, Novo Atacado Comércio de Alimentos LTDA, Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco, SOLL Serviços, Obras e Locações LTDA, Usina Petribu, ADSERV Empreendimentos e Serviços de Mão de Obra e Usina Trapiche.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Na próxima quinta-feira (27), o MPT em Pernambuco dará continuidade às iniciativas de promoção da empregabilidade LGBTQIAPN+ e realiza uma audiência pública para a qual foram convidados o Estado de Pernambuco, os Municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Goiana e Cabo de Santo Agostinho, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Estado de Pernambuco, o Subcomitê de Igualdade de Gênero, Raça, Diversidade e Equidade do TRT da 6ª Região, a OAB/PE, as Associações que tratam dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+, bem como todos os interessados. A audiência acontece a partir das 14h, no auditório da sede do MPT em Pernambuco, localizado no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife.