MPT em Pernambuco promove Capacitação do Projeto MPT na Escola em Caruaru

O município de Caruaru sediou, no último dia 14 de maio, capacitação do Projeto MPT na Escola. A procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Jailda Pinto, ministrou a capacitação para professores e gestores da rede municipal de ensino. Essa foi a primeira capacitação do MPT na Escola 2024 realizada presencialmente em um município.

Temas como definições de trabalho infantil, piores formas de exploração da mão de obra de crianças e adolescentes e os prejuízos do trabalho infantil foram alguns dos abordados na capacitação. Na ocasião, Jailda Pinto também falou sobre, os mitos relacionados ao tema, além de abordar como o trabalho infantil é uma perigosa porta de entrada para outras violações de direitos e compartilhar informações sobre o papel e a atuação e as metas do MPT no combate ao trabalho precoce.

Procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Criança e Adolescentes (Coordinfância), Jailda Pinto.
Procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Criança e Adolescentes (Coordinfância), Jailda Pinto.

CONVERSA

Após a capacitação, promovida no auditório da Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (SEDUC), Jailda Pinto direcionou seu foco para as famílias, especialmente as que residem em bairros vulneráveis. No Centro de Referência e Formação da Primeira Infância, ela conversou diretamente com as mães de crianças, buscando entender suas realidades sociais e os desafios que enfrentam. No mesmo dia, a procuradora do Trabalho participou de um podcast da Prefeitura de Caruaru.

“A luta contra o trabalho infantil é um compromisso contínuo do MPT. Mas essa missão vai além das obrigações das instituições do estado. Ela deve ser de toda a sociedade. Afinal, todos nós somos responsáveis pela proteção das nossas crianças e adolescentes. Assegurar que as crianças e adolescentes tenham seus direitos plenamente respeitados e possam ter acesso a um futuro esperançoso e livre de exploração é papel de todos.” destacou Jailda Pinto.

O PROJETO

O Projeto MPT na Escola premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. Este ano o concurso receberá inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Podem concorrer estudantes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental, com produções que tratem sobre a importância do combate ao trabalho infantil. O projeto acontece em três etapas: local, estadual e nacional.

RESGATE A INF NCIA

O Projeto Estratégico "Resgate a Infância" é uma realização nacional do MPT, por meio da Coordinfância, e possui três eixos: políticas públicas, educação e profissionalização. O Projeto MPT na Escola faz parte do eixo educação. A iniciativa tem como principais objetivos prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.