Procuradora do MPT em Pernambuco, Melícia Carvalho Mesel, fala sobre autoridade x autoritarismo no Tribunal Regional Federal da 5ª Região
A Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco e Coordenadora Regional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Melícia Carvalho Mesel, participou, na última quinta-feira (09), do I Encontro Regional das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação da Justiça Federal da 5ª Região. O encontro aconteceu na sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) durante todo aquele dia.
Na ocasião, Melícia Carvalho Mesel ministrou a palestra "Os desafios de afastar o autoritarismo de um ambiente onde se cultura a autoridade". Durante sua fala, a Procuradora do Trabalho tratou das diferenças entre os conceitos de autoridade e autoritarismo. “Precisamos mostrar que os conceitos são bem distintos, em verdade, antagônicos, tendo em vista que enquanto a “autoridade” é inerente ao exercício legítimo de uma parcela do poder estatal e só se justifica em favor do bem comum, o autoritarismo é o excesso ou abuso desse poder, estando na base das condutas assediadoras e violentas, que trazem sérios danos às pessoas e ao ambiente laboral das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Os líderes de hoje, ou qualquer pessoa que exerça alguma autoridade sobre outra, o que ocorre nas várias esferas da vida (família, escola, trabalho), precisam entender que sua autoridade só pode ser exercida dentro de linhas bem delimitadas pelo respeito mútuo, ética, diálogo e convivência harmoniosa, tendo sempre como orientadora das suas ações a dignidade da pessoa humana”, destacou a Procuradora Melícia Carvalho Mesel.
Além da representante do MPT em Pernambuco, participam do evento a Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual (CPAMAS) do TRF 5ª Região, a Desembragadora Federal Cibele Benevides, que organizou esse I Encontro, Desembargadores Federais, Juízes e Servidores.