MPT lança Revista em Quadrinhos sobre ‘Amamentação’ durante Encontro Nacional de Aleitamento Materno, em João Pessoa
O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou, nessa terça-feira (16), a Revista em Quadrinhos “Amamentação – Um direito da mulher trabalhadora”. A nova HQ foi lançada e distribuída durante o XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), que acontece até esta quinta-feira (18), no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento contou com a participação do procurador do Trabalho Leonardo Osório Mendonça e do procurador-chefe do MPT na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley. A versão digital da revista já está disponível no site do projeto MPT em quadrinhos (www.mptemquadrinhos.com.br).
Em março deste ano, o MPT na Paraíba inaugurou, uma Sala de Apoio à Amamentação, na Sede da Instituição, no Centro de João Pessoa. Para garantir o direito de trabalhadoras, o espaço, localizado no térreo e próximo a Salas de Audiências e banheiros, está disponível para uso de gestantes e lactantes servidoras, procuradoras, estagiárias, terceirizadas, advogadas e para o público em geral que for atendido no MPT, nos dias e horários de funcionamento do órgão (segunda a sexta, das 8h às 16h).
“Muito importante esta iniciativa do MPT! Pois, amamentar dá equidade, justiça”, ressaltou a Coordenadora dos Bancos de Leite da Paraíba e coordenadora do Comitê Estadual de Aleitamento Materno, Thaise Ribeiro. Integrante da Comissão Organizadora do Enam, ela recebeu dos procuradores a Revista em Quadrinhos sobre Amamentação.
“O MPT, dentro das suas atribuições institucionais, garante um meio ambiente de trabalho sadio e equilibrado para todos os trabalhadores e trabalhadoras. Então, na categoria das trabalhadoras, o MPT procura buscar tanto das empresas como dos órgãos públicos ambientes adequados para que elas exerçam, inclusive a maternidade. Dentro desse conceito amplo de maternidade, o direito à amamentação, que é um direito que assiste tanto à lactante como à criança. E esse direito tem que ser garantido tanto pelas empresas como pelas instituições públicas. Então, o Ministério Público do Trabalho, nesse momento aqui de participação com pessoas técnicas da área, está fazendo um trabalho mais de campanha e de conscientização no sentido de divulgar a importância do respeito ao direito à amamentação no meio ambiente de trabalho”, ressaltou o procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley.
“Esse é o maior evento sobre aleitamento materno e alimentação saudável da América Latina. A ideia do Ministério Público do Trabalho foi entregar a revistinha de amamentação para mais de mil pessoas que estão aqui na cidade de João Pessoa tratando sobre o tema. E nessa revistinha a gente mostra a importância de que empresas e órgãos públicos tenham espaço adequado para aleitamento materno para que as mulheres possam retirar o leite, armazenar de forma adequada e isso servir como alimento exclusivo das crianças. Até porque se sabe que a Organização Mundial de Saúde determina que até os seis meses de idade deve ser o único e exclusivo alimento das crianças e deve ser um alimento preferencial pelo menos até os dois anos de idade”, afirmou o procurador Leonardo Osório.
Sobre a Revista em Quadrinhos ‘Amamentação’
A HQ (https://mptemquadrinhos.com.br/edicoes/amamentacao-um-direito-da-mulher-trabalhadora/), produzida pelo MPT no Espírito Santo, é uma iniciativa da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) do MPT. Em linguagem mais simples e com ilustrações, a HQ fala que a amamentação é um direito da trabalhadora, aborda os procedimentos para que a coleta do leite não seja contaminada e enfatiza a importância de as empresas garantirem uma sala de amamentação nos locais de trabalho para que o direito de amamentar seja exercido de forma adequada.
A sinopse e o roteiro são da escritora Cláudia Gomes da Cunha, com a colaboração de várias mulheres, como a vice-procuradora-Geral do MPT, Maria Aparecida Gugel; a procuradora regional do Trabalho Ludmila Reis Brito Lopes; a coordenadora nacional e a vice-coordenadora nacional da Codemat, respectivamente Cirlene Luiza Zimmermann e Juliane Mombelli; as procuradoras do Trabalho Fernanda Pereira Barbosa, Rubia Vanessa Canabarro, Ludmila Pereira Araujo, Patrícia Mauad Patruni Isotton, a enfermeira obstétrica, consultora internacional em lactação e especialista em cuidado materno infantil, Ana Luiza Zapponi; e a advogada especialista em direito materno e parental, Bianca Carelli.
Sobre a Sala de Amamentação do MPT-PB, em João Pessoa
- Dispõe de espaço climatizado e lúdico.
- Dispõe de trocador e vários equipamentos, mini brinquedoteca, gibis, livros infantis, brinquedos, etc.
Local: Sede do MPT-PB, em João Pessoa. Térreo (Av. Almirante Barroso, 234, Centro)
Horário: Disponível nos dias e horários de funcionamento do órgão (Segunda a sexta, das 8h às 16h).
REPOST: Ascom MPT-PB.