• Informe-se
  • Notícias do MPT PE
  • MPT lança Revista em Quadrinhos sobre ‘Amamentação’ durante Encontro Nacional de Aleitamento Materno, em João Pessoa

MPT lança Revista em Quadrinhos sobre ‘Amamentação’ durante Encontro Nacional de Aleitamento Materno, em João Pessoa

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou, nessa terça-feira (16), a Revista em Quadrinhos “Amamentação – Um direito da mulher trabalhadora”. A nova HQ foi lançada e distribuída durante o XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), que acontece até esta quinta-feira (18), no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento contou com a participação do procurador do Trabalho Leonardo Osório Mendonça e do procurador-chefe do MPT na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley. A versão digital da revista já está disponível no site do projeto MPT em quadrinhos (www.mptemquadrinhos.com.br).

Em março deste ano, o MPT na Paraíba inaugurou, uma Sala de Apoio à Amamentação, na Sede da Instituição, no Centro de João Pessoa. Para garantir o direito de trabalhadoras, o espaço, localizado no térreo e próximo a Salas de Audiências e banheiros, está disponível para uso de gestantes e lactantes servidoras, procuradoras, estagiárias, terceirizadas, advogadas e para o público em geral que for atendido no MPT, nos dias e horários de funcionamento do órgão (segunda a sexta, das 8h às 16h).

MPT lança Revista em Quadrinhos sobre ‘Amamentação’ durante Encontro Nacional de Aleitamento Materno, em João Pessoa
MPT lança Revista em Quadrinhos sobre ‘Amamentação’ durante Encontro Nacional de Aleitamento Materno, em João Pessoa

“Muito importante esta iniciativa do MPT! Pois, amamentar dá equidade, justiça”, ressaltou a Coordenadora dos Bancos de Leite da Paraíba e coordenadora do Comitê Estadual de Aleitamento Materno, Thaise Ribeiro. Integrante da Comissão Organizadora do Enam, ela recebeu dos procuradores a Revista em Quadrinhos sobre Amamentação.

“O MPT, dentro das suas atribuições institucionais, garante um meio ambiente de trabalho sadio e equilibrado para todos os trabalhadores e trabalhadoras. Então, na categoria das trabalhadoras, o MPT procura buscar tanto das empresas como dos órgãos públicos ambientes adequados para que elas exerçam, inclusive a maternidade. Dentro desse conceito amplo de maternidade, o direito à amamentação, que é um direito que assiste tanto à lactante como à criança. E esse direito tem que ser garantido tanto pelas empresas como pelas instituições públicas. Então, o Ministério Público do Trabalho, nesse momento aqui de participação com pessoas técnicas da área, está fazendo um trabalho mais de campanha e de conscientização no sentido de divulgar a importância do respeito ao direito à amamentação no meio ambiente de trabalho”, ressaltou o procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley.

MPT lança Revista em Quadrinhos sobre ‘Amamentação’ durante Encontro Nacional de Aleitamento Materno, em João Pessoa
MPT lança Revista em Quadrinhos sobre ‘Amamentação’ durante Encontro Nacional de Aleitamento Materno, em João Pessoa

“Esse é o maior evento sobre aleitamento materno e alimentação saudável da América Latina. A ideia do Ministério Público do Trabalho foi entregar a revistinha de amamentação para mais de mil pessoas que estão aqui na cidade de João Pessoa tratando sobre o tema. E nessa revistinha a gente mostra a importância de que empresas e órgãos públicos tenham espaço adequado para aleitamento materno para que as mulheres possam retirar o leite, armazenar de forma adequada e isso servir como alimento exclusivo das crianças. Até porque se sabe que a Organização Mundial de Saúde determina que até os seis meses de idade deve ser o único e exclusivo alimento das crianças e deve ser um alimento preferencial pelo menos até os dois anos de idade”, afirmou o procurador Leonardo Osório.

Sobre a Revista em Quadrinhos ‘Amamentação’

A HQ (https://mptemquadrinhos.com.br/edicoes/amamentacao-um-direito-da-mulher-trabalhadora/), produzida pelo MPT no Espírito Santo, é uma iniciativa da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) do MPT. Em linguagem mais simples e com ilustrações, a HQ fala que a amamentação é um direito da trabalhadora, aborda os procedimentos para que a coleta do leite não seja contaminada e enfatiza a importância de as empresas garantirem uma sala de amamentação nos locais de trabalho para que o direito de amamentar seja exercido de forma adequada.

A sinopse e o roteiro são da escritora Cláudia Gomes da Cunha, com a colaboração de várias mulheres, como a vice-procuradora-Geral do MPT, Maria Aparecida Gugel; a procuradora regional do Trabalho Ludmila Reis Brito Lopes; a coordenadora nacional e a vice-coordenadora nacional da Codemat, respectivamente Cirlene Luiza Zimmermann e Juliane Mombelli; as procuradoras do Trabalho Fernanda Pereira Barbosa, Rubia Vanessa Canabarro, Ludmila Pereira Araujo, Patrícia Mauad Patruni Isotton, a enfermeira obstétrica, consultora internacional em lactação e especialista em cuidado materno infantil, Ana Luiza Zapponi; e a advogada especialista em direito materno e parental, Bianca Carelli.

Sobre a Sala de Amamentação do MPT-PB, em João Pessoa

- Dispõe de espaço climatizado e lúdico.

- Dispõe de trocador e vários equipamentos, mini brinquedoteca, gibis, livros infantis, brinquedos, etc.

Local: Sede do MPT-PB, em João Pessoa. Térreo (Av. Almirante Barroso, 234, Centro)

Horário: Disponível nos dias e horários de funcionamento do órgão (Segunda a sexta, das 8h às 16h).

REPOST: Ascom MPT-PB.