Governo do Estado frustra mediação acerca da implementação do piso de enfermagem no Estado

Tendo em vista a necessidade de dialogar com o Estado para ajustar o piso salarial dos cargos de nível técnico e médio de enfermagem na folha salarial do Estado, o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE) buscou o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco para estabelecer um diálogo entre as partes e viabilizar uma solução. Apesar das tentativas, a mediação foi frustrada após três rodadas de negociação.

A postura da gestão estadual preocupa o MPT em Pernambuco. “É imensamente preocupante a vedação ao diálogo apresentada pelo Governo do Estado, o que só prejudicará toda a coletividade. Também temos consciência que é preciso avaliar com cautela a situação, para encontrar um formato que viabilize a implementação do pagamento do piso salarial e evitar uma greve dos profissionais”, sinaliza a procuradora do Trabalho Débora Tito, que conduziu a mediação. 

Além da procuradora do MPT em Pernambuco, participaram da mediação representantes do Governo do Estado de Pernambuco, da Secretaria de Administração (SAD), da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE) e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Seguridade Social do Estado de Pernambuco (SINDSAUDE).

PA-MED 003589.2023.06.000/7