Coordenadora regional da CONAETE passa a integrar Grupo de Pesquisa sobre Direitos Humanos

A procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Coanete), Débora Tito, passa a integrar o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito do Trabalho (GEPDT), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Débora Tito irá atuar, no grupo, como ponto focal das temáticas relativas às relações trabalhistas.

Coordenado pela professora Yumara Lúcia Vasconcelos, o projeto foi criado para possibilitar a produção de conhecimento no que compete aos direitos humanos e as relações de trabalho; de forma a investigar o trabalho e o impacto na vida e saúde dos trabalhadores. O GEPDT é o embrião de um projeto ainda maior: a construção e implementação de um observatório de pesquisa na temática.

“Nosso objetivo é potencializar o conhecimento produzido para fomentar intervenções necessárias à qualificação do ambiente de trabalho. Para muito além da pesquisa, o grupo assume o compromisso de desenvolvimento de soluções para os problemas identificados e diagnosticados. Trata-se de uma prática de pesquisa propositiva e não meramente indicativa”, explica a coordenadora do projeto, Yumara Lúcia Vasconcelos.

Para Débora Tito, a presença do MPT em espaços como o GEPDT é fundamental para a atuação do órgão ministerial. “Estar atento à construção de conhecimento e reflexão, em espaços onde as ideias fervilham, os debates acontecem e análises são construídas também faz parte do nosso dia a dia como vetores dos direitos trabalhistas coletivos e indisponíveis”, disse a procuradora Débora Tito.

Além da procuradora do Trabalho Débora Tito e da professora Yumara Lúcia Vasconcelos, também integram o corpo de pesquisadores do GEPDT: Amanda de Araújo Oliveira, Ana Cristina da Silva, Denílson Bezerra Marques, Eduardo José dos Santos, Francisco Valério Alves Filho, Igor Bega de Miranda, Jonas Alves da Silva, Maria José de Matos Luna.