MPT em Pernambuco participa de Assembleia Geral do SINDACS em Araripina
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, participou, na última quarta (12), de Assembleia Geral promovida pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (SINDACS). O encontro aconteceu no Centro Paroquial do Município de Araripina.
Direcionado para agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), a assembleia e teve como objetivo capacitar os profissionais para atuarem no enfrentamento ao trabalho infantil. Na ocasião, a procuradora do trabalho abordou os riscos e consequências do trabalho precoce, da importância da notificação em casos suspeitos, direcionando os profissionais em como agir diante dessa temática.
"Os agentes de saúde são os profissionais que estão mais próximos da população. Eles têm constante acesso a casa de várias famílias. Capacitá-los é uma forma de combater o problema, com celeridade, ainda nos primeiros indícios. Antes disso, eles podem ser um canal de conhecimento e informação para essas famílias", disse a procuradora.
Além do MPT em Pernambuco, participaram da mesa a advogada do SINDACS-PE Fernanda Resende; e a diretora do SINDACS-PE e vice- presidente da Federação Nacional dos Agentes de Saúde e Endemias (FENASCE), Ilzenaide Mendes.