MPT em Pernambuco participa de reunião sobre manual de combate ao tráfico de pessoas
A procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONAETE), Débora Tito, participou, ontem (04), de reunião para avançar na construção de um manual de enfrentamento ao tráfico de pessoas, idealizado pela organização Helf Trafficking. A reunião aconteceu no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) e reuniu os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Formação sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
O encontro teve como objetivo promover uma análise técnica do documento, de forma a revisá-lo. Ainda, na oportunidade, foi articulada a forma de divulgação do manual, e outras ações envolvendo a campanha de enfrentamento ao tema. "Viabilizar um manual direcionado, claro e objetivo, capaz de propagar o conhecimento para que qualquer pessoa identifique os elementos que caracterizam o tráfico de pessoas, é trazer visibilidade e afastar o tabu que paira sobre o tema. O enfrentamento começa com a educação e o conhecimento", disse a procuradora do Trabalho.
Além da representante do MPT em Pernambuco, também participaram da reunião o desembargador do TRT6 Paulo Alcântara, e representante das organizações internacionais Freedom Fund e Heal Trafficking, da Organização Não Governamental (ONG) Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e instituições que atuam no enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.