MPT em Pernambuco se reúne com representante de Proteção Social de Gravatá para reiterar medidas de combate ao trabalho infantil no período junino
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, realizou, no último dia 20, reunião com o gerente de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade do município de Gravatá, Hielton de Souza, para tratar sobre medidas de combate ao trabalho infantil durante as festividades do período junino. O encontro aconteceu na sede do MPT em Pernambuco.
O panorama do trabalho infantil em Gravatá e as ações já desenvolvidas pelo município no combate a prática do trabalho precoce foram o foco do encontro. “Principalmente nos meses de junho e julho, quando as cidades do Interior do estado têm um aumento no movimento, devido ao fluxo de turistas e, consequentemente, o aquecimento do comércio, há um aumento nos casos de trabalho infantil. É muito bom saber que o município de Gravatá já está ciente dessa situação e atuando contra isso”, comentou Jailda Pinto.
Na ocasião, MPT e município pensaram em iniciativas de enfrentamento que reforçam campanhas nacionais, como o Maio Laranja e Junho de combate ao trabalho infantil, além de debaterem sobre ações focadas nos festejos juninos de rua. Para as programações de palco e shows, foram produzidos conteúdos de conscientização sobre o tema, para veiculação nos intervalos das atrações. Visando o comércio informal, o município ainda realizou reuniões especializadas com os comerciantes sobre o assunto.