MPT em Pernambuco participa da palestra sobre a saúde do trabalhador promovida pelo GETRIN 6

A procuradora do trabalho e titular da Coordenadoria Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), Adriana Gondim, representou o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco no evento “Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no SUS”. Realizado pelo Getrin 6, no último dia 19, na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Ejud 6), a palestra contou com a explanação da coordenadora geral da Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Luciene Dias. A mediação ficou sob responsabilidade do coordenador da Política Municipal de Saúde do Trabalhador/a de Olinda, Admilson Machado, e do diretor-geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), Eduardo Bezerra.

Antes da palestra, foi composta uma mesa de honra, com representantes dos órgãos que integram o Getrin 6. O momento prestou homenagem às vítimas de acidentes de trabalho, antecipando o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, lembrado todo o dia 28 de abril. Compuseram a mesa, a procuradora do trabalho Adriana Gondim, o juíz e gestor regional do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6); Virgínio de Sá e Benevides, a juíza da 8 ª Vara do Trabalho (VT) do Recife, Andrea Keust, além da palestrante convidada e dos mediadores. Na plateia havia tanto profissionais da área de segurança e setores governamentais quanto representantes de sindicatos.


Durante a palestra, levantou-se a necessidade de se debruçar sobre a problemática de subnotificação de acidentes do trabalho, afirmando que há uma disparidade entre os dados colhidos e a realidade laboral no Brasil. “A qualificação da coleta dos dados relativos às condições de saúde deve acontecer para que seja possível formular soluções integrais. Enquanto estes dados não forem gerados, estudados e aprofundados, tudo que formulamos pode entrar no campo do achismo", disse Eduardo Bezerra. As condições de trabalhadores sem vínculo, informais e desacobertados por sindicato também foi um ponto colocado em debate, reconhecendo os debatedores que, com as novas formas de trabalho, surgem novos perfis de acidentes e agravos.

GETRIN 6

O Getrin 6 é um grupo de trabalho interinstitucional coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), que integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Justiça do Trabalho. Além do MPT, fazem parte do Grupo diversas entidades públicas e privadas, como o Ministério da Economia, através da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTE/PE), a Advocacia Geral da União (AGU), a Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), e os Centros Estadual e Regional de Referência em Saúde do Trabalhador.