MPT em Pernambuco realiza audiência coletiva sobre regularização das notificações de acidentes de trabalho
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promoveu, na tarde do último dia 27, audiência pública em alusão ao Abril Verde. Convocada pela procuradora do Trabalho e coordenadora Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), Adriana Gondim, o evento foi realizado no âmbito do projeto nacional do MPT de “Promoção da Regularização das Notificações de Acidente de Trabalho”. O encontro encerrou as atividades promovidas pelo órgão ministerial no mês de conscientização sobre acidentes e doenças do trabalho.
Na ocasião, a procuradora do Trabalho apresentou alguns dados sobre acidentes e agravos de trabalho no estado de Pernambuco, de modo a provocar e trazer à consciência a importância das notificações para o enfrentamento e aperfeiçoamento das diretrizes hoje existentes. “Sem dados, como vamos saber a situação prevalente em cada realidade de ambiente de trabalho?”, indagou a procuradora do Trabalho.
Em sua fala, ela ainda relembrou como a vigilância epidemiológica se mostrou uma ferramenta muito importante durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). A procuradora do trabalho destacou ainda como a captação de dados traz conhecimento e aprendizado para o controle interno e reconhecimento das doenças do ambiente do trabalho, além de ser uma importante ferramenta de monitoramento.
Por fim, Adriana Gondim pontuou que a audiência pública é o ponto de partida para a formação de uma parceria em favor de um objetivo comum: o combate ao acidente de trabalho e a melhoria das políticas de saúde do trabalhador. Participaram da audiência representantes de empresas cuja atividade se enquadra no grau três de risco da saúde do trabalho. Companhia do setor automobilístico, hospitalar, entre outras, marcaram presença. A audiência contou, ainda, com a participação da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do estado de Pernambuco, Silvania Alves.