MPT em Pernambuco participa de homenagem a empresas da cidade de Paulista que contratam jovens aprendizes
A procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Criança e Adolescentes (Coordinfância), Jailda Pinto, representou o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco em solenidade de homenagem a empresas, entidades públicas e jovens aprendizes do município de Paulista, que fazem parte do Programa Parceiro da Aprendizagem. O evento, realizado no último dia 24 de abril, na sede das Promotorias de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), marcou o Dia Internacional do Jovem Trabalhador.
Na ocasião, a procuradora do Trabalho ressaltou a importância da aprendizagem profissional e relembrou a origem do programa. “Fico muito feliz em ver que a atual coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude reconhece a importância da aprendizagem profissional. Lembro que, em 2019, participei de uma reunião, com o antigo coordenador do CAO, Guilherme Lapenda, quando levei a temática da aprendizagem para ser discutida. Ele imediatamente se interessou pela causa e, juntos, demos os primeiros passos para a implantação desse programa no estado. Esse evento, hoje, mostra que, a parceria entre MPT e MPPE, para promoção do direito à profissionalização e à educação, está dando resultados”, pontuou.
Jailda Pinto também destacou que, atualmente, a Coordância está desenvolvendo um projeto que visa replicar as boas práticas de Paulista em outros municípios do estado. “Estamos articulando um curso, com o objetivo de levar para outras cidades pernambucanas a importância da aprendizagem e, assim, replicar em mais locais os avanços que tivemos aqui”. No evento, os selos “Empresa Solidária Parceira da Aprendizagem” foram entregues às empresas envolvidas no projeto. Até o momento, mais de 60 jovens participaram de seleções nas organizações homenageadas.
Além da coordenadora regional da Coordinfância estiveram presentes no evento a Promotora de Justiça Rafaela Melo, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania (Infância e Juventude) e idealizadora do Programa MPPE Parceiro da Aprendizagem; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAO Infância e Juventude), Aline Arroxelas; a defensora pública Ana Cláudia Costa de Lima; o Juiz Ricardo Leitão Júnior; e o Prefeito de Paulista, Ives Ribeiro.
PROGRAMA PARCEIRO DA APRENDIZAGEM
O programa pretende direcionar jovens em situação de vulnerabilidade, egressos do sistema prisional ou em cumprimento de medidas socioeducativas, assim como adolescentes amparados nas casas de acolhimento institucional do município, para aprendizagem profissional em empresas e entidades públicas que os contrate dentro dos termos da Lei nº 10.097/2000 (Lei do Aprendiz).