MPT promove ação sobre direito das gestantes e lactantes no Hospital das Clínicas

Em alusão ao Dia Internacional pela Luta da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, lembrados no dia 28 de maio, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promoveu ação no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na última segunda-feira (29). O procurador do Trabalho Leonardo Osório distribuiu edições do ‘MPT em Quadrinhos: Direitos das Gestantes’, além de esclarecer dúvidas das gestantes e puérperas internadas na unidade hospitalar.

 

Visita do MPT em Pernambuco ao Hospital das Clínicas sobre prevenção à mortalidade materna
Visita do MPT em Pernambuco ao Hospital das Clínicas sobre prevenção à mortalidade materna


“Conhecimento é um ativo muito importante, de modo geral. No caso das mulheres gestantes e lactantes, em relação aos direitos trabalhistas, especificamente, isso também passa pela proteção dessas profissionais e ainda impacta na diminuição do preconceito contra mulheres no mercado de trabalho. A Lei já protege as mães trabalhadoras. Apesar dos direitos garantidos, ainda há muita dúvida e incertezas, por isso precisamos trazer luz ao tema e levá-lo a todas as mulheres”, destacou o procurador do Trabalho.

Essa mesma iniciativa já passou pelo Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), no bairro da Encruzilhada, e ao Hospital da Mulher do Recife, situado no Curado, em 2022, em razão do Dia da Gestante, celebrado no mês de agosto. “Nosso cliente é a sociedade, logo, nada mais adequado do que vir às maternidades para trazer esse material que leva conhecimento e informação sobre os direitos e deveres, afinal é com o conhecimento da sociedade que as leis se efetivam”, completou Leonardo Osório.

MPT em quadrinhos edição Direito das Gestantes
MPT em quadrinhos edição Direito das Gestantes

MPT EM QUADRINHOS: DIREITO DAS GESTANTES

A edição do ‘Direitos das Gestantes’, do projeto MPT em Quadrinhos, conta a história de Paula, Ana e Carla, três mulheres que conciliam a vida de mãe com um emprego em tempo integral fora de casa. Ao se conhecerem na entrada de uma creche, elas conhecem a realidade umas das outras e aprendem sobre os direitos das gestantes, lactantes e adotantes. A publicação aborda o tema de forma clara, objetiva e acessível. Você pode acessar o conteúdo aqui.