MPT em Pernambuco participa de Seminário sobre Segurança e Saúde no Trabalho promovido pela Aespe
No último dia 28 de abril, que marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco participou de evento sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST), promovido pela Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe). O procurador do Trabalho Leonardo Osório, que representou o órgão ministerial no seminário, realizado no auditório da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTE/PE).
O procurador do Trabalho participou do segundo painel temático previsto na programação. Além do representante do MPT em Pernambuco, o debate contou com a participação da presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra 6), a juíza Ana Freitas; e da coordenadora de Fiscalização de Construção Civil (SRTE/PE), Aline Amoras. O trio debateu sobre a responsabilidade sobre questões de SST em obras públicas. A discussão focou na visão que cada órgão tem acerca das problemáticas em relação ao planejamento do trabalho.
"É preciso avaliar a responsabilidade do poder público em fiscalizar questões de saúde e segurança do trabalho ainda durante a contratação dos serviços" levantou Leonardo Osório sobre a necessidade do controle público acerca das medidas de segurança adotadas na contratação dos serviços prestados para os municípios e estados. “Essa é uma obrigação que não resta somente ao setor privado”, enfatizou o procurador do Trabalho.
O primeiro painel, apresentado pela engenheira de segurança do trabalho Joseline Carneiro Leão, tratou sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O primeiro painel, apresentado pela engenheira de segurança do trabalho Joseline Carneiro Leão, tratou sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Participaram do debate três trabalhadores, vítimas de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho.