MPT em Pernambuco participa de reunião com empresas sobre criação de vagas de aprendizagem para adolescentes resgatados
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, participou, na tarde da última terça-feira (25), de reunião para apresentar a empresas situadas no município de Jaboatão do Guararapes, o projeto “Feiras Livres de Trabalho Infantil”. O encontro teve como objetivo deliberar sobre a criação de vagas de aprendizagem profissional para adolescentes.
Na ocasião, Jailda Pinto explicou o que é trabalho infantil e destacou a importância do projeto para a transformação da vida de crianças e adolescentes resgatados. “O trabalho infantil é um dos resultados da vunerabilidade social, ele afeta as crianças tanto de forma fisica, quanto psicologica. Por isso, dar aos jovens resgatados uma oportunidade, é abrir para eles uma fronteira de possibilidades para uma vida melhor, e devolver para a sociedade reflexos positivos que se espalham e incentivam mais ações de cidadania.” afirmou a procuradora do Trabalho.
A procuradora do Trabalho ainda elencou alguns dos piores tipos de trabalho infantil, destacados pela Lista TIP, e citou as consequencias dessa violação. “Quem trabalha na infância e na adolescência têm baixo rendimento escolar, se torna mais exposto a violência e violência sexual, e quando adulto, se vê preso na reprodução do ciclo de pobreza familiar por não ter tido uma base educacional solida”, destacou Jailda Pinto.
Durante a reunião, convocada pela Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTe/PE), ainda foram apresentados os objetivos, as estratégias, e os próximos passos da iniciativa. No encontro, estiveram presentes representantes das empresas Armazenna Centro Logístico, Bunker Segurança, Magazine Luiza, Bauducco, J Projetos e Consultoria LTDA, Interbras, Archi Fire Protection Systems e Grupo Trino. A maioria demonstrou interesse em participar do projeto.
Além do MPT em Pernambuco e da SRTb/PE, participam do projeto cerca de 11 outras organizações, são elas o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude de Jaboatão dos Guararapes, a Rede Cidadã, a Escola Dom Bosco, o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE/PE), e as Secretarias de Assistência Social e Cidadania, de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, do Trabalho e de Educação do município.
O QUE É
O projeto “Feiras livres de trabalho infantil em Jaboatão dos Guararapes” é uma iniciativa que tem como objetivo evitar a incidência de trabalho de crianças e adolescentes nas feiras e mercados públicos do município da Região Metropolitana do Recife.
COMO AJUDAR
Empresas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail trabalhoinfantil.srtepe@gmail.com e informar o desejo de aderir ao projeto. Já o público em geral, pode contribuir denunciando essas situações aos órgãos fiscalizadores, como por exemplo o MPT em Pernambuco pelo site https://www.prt6.mpt.mp.br/.