• Informe-se
  • Notícias do MPT PE
  • MPT em Pernambuco participa de reunião com empresas sobre criação de vagas de aprendizagem para adolescentes resgatados

MPT em Pernambuco participa de reunião com empresas sobre criação de vagas de aprendizagem para adolescentes resgatados

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, participou, na tarde da última terça-feira (25), de reunião para apresentar a empresas situadas no município de Jaboatão do Guararapes, o projeto “Feiras Livres de Trabalho Infantil”. O encontro teve como objetivo deliberar sobre a criação de vagas de aprendizagem profissional para adolescentes. 

Na ocasião, Jailda Pinto explicou o que é trabalho infantil e destacou a importância do projeto para a transformação da vida de crianças e adolescentes resgatados. “O trabalho infantil é um dos resultados da vunerabilidade social, ele afeta as crianças tanto de forma fisica, quanto psicologica. Por isso, dar aos jovens resgatados uma oportunidade, é abrir para eles uma fronteira de possibilidades para uma vida melhor, e devolver para a sociedade reflexos positivos que se espalham e incentivam mais ações de cidadania.” afirmou a procuradora do Trabalho.

Encontro aconteceu no auditório do Armazenna 1, localizado no complexo dos armazéns, em Jaboatão dos Guararapes.
Encontro aconteceu no auditório do Armazenna 1, localizado no complexo dos armazéns, em Jaboatão dos Guararapes.

A procuradora do Trabalho ainda elencou alguns dos piores tipos de trabalho infantil, destacados pela Lista TIP, e citou as consequencias dessa violação. “Quem trabalha na infância e na adolescência têm baixo rendimento escolar, se torna mais exposto a violência e violência sexual, e quando adulto, se vê preso na reprodução do ciclo de pobreza familiar por não ter tido uma base educacional solida”, destacou Jailda Pinto.

Durante a reunião, convocada pela Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTe/PE), ainda foram apresentados os objetivos, as estratégias, e os próximos passos da iniciativa. No encontro, estiveram presentes representantes das empresas Armazenna Centro Logístico, Bunker Segurança, Magazine Luiza, Bauducco, J Projetos e Consultoria LTDA, Interbras, Archi Fire Protection Systems e Grupo Trino. A maioria demonstrou interesse em participar do projeto.

Além do MPT em Pernambuco e da SRTb/PE, participam do projeto cerca de 11 outras organizações, são elas o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude de Jaboatão dos Guararapes, a Rede Cidadã, a Escola Dom Bosco, o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE/PE), e as Secretarias de Assistência Social e Cidadania, de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, do Trabalho e de Educação do município.

O QUE É

O projeto “Feiras livres de trabalho infantil em Jaboatão dos Guararapes” é uma iniciativa que tem como objetivo evitar a incidência de trabalho de crianças e adolescentes nas feiras e mercados públicos do município da Região Metropolitana do Recife.

COMO AJUDAR

Empresas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail trabalhoinfantil.srtepe@gmail.com e informar o desejo de aderir ao projeto. Já o público em geral, pode contribuir denunciando essas situações aos órgãos fiscalizadores, como por exemplo o MPT em Pernambuco pelo site https://www.prt6.mpt.mp.br/.