• Informe-se
  • Notícias do MPT PE
  • MPT em Pernambuco e CEREST Ouricuri orientam sobre identificação e notificação de acidentes de trabalho relacionados à atividade gesseira

MPT em Pernambuco e CEREST Ouricuri orientam sobre identificação e notificação de acidentes de trabalho relacionados à atividade gesseira

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Ouricuri uniram esforços para alertar sobre os riscos da subnotificação de doenças e acidentes relacionados à atividade gesseira. Representantes dos principais hospitais e das secretarias de saúde dos municípios da região participaram de audiência pública, ontem (14), na Câmara Municipal de Trindade, Sertão do Araripe.

A iniciativa considerou a ausência de dados e a necessidade de promover a capacitação dos profissionais de saúde quanto à identificação do nexo acidentário em situações de adoecimento relacionado às atividades promovidas em empresas calcinadoras, mineradoras e plaqueiras do polo gesseiro. Mais de 60 pessoas compareceram à audiência, que também foi prestigiada pela prefeita de Trindade, Helbe Nascimento.

Audência pública aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Trindade, Sertão do Araripe.
Audência pública aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Trindade, Sertão do Araripe.

Na ocasião, o CEREST apresentou informações importantes sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde e dados estatísticos de notificação de acidentes nos municípios do polo gesseiro - Araripina, Bodocó, Ipubi, Ouricuri e Trindade. Os participantes também foram orientados sobre como realizar uma entrevista com vítima de acidente de trabalho e como fazer essa comunicação para os órgãos competentes.

A audiência pública foi organizada e presidida pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT), Adriana Gondim. “Os CERESTs são parceiros fundamentais do MPT em atuações focadas e regionalizadas. Poder contar com esse apoio na promoção do trabalho digno e seguro no polo gesseiro é muito importante”, pontuou Adriana Gondim.

“Esse foi um dos eventos mais produtivos que realizamos no polo gesseiro. Percebemos um CEREST envolvido e preparado, além de municípios interessados em mudar a atual realidade da subnotificação de casos de acidente de trabalho. Saímos desse encontro com boas expectativas para o futuro”, considerou o vice-procurador-chefe do MPT em Pernambuco e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso, Rogério Sitônio.

GRUPO DE TRABALHO

Desde 2015, o MPT, por meio do GT do Gesso, acompanha a situação das condições de trabalho no Sertão do Araripe pernambucano, com o intuito de garantir melhorias para o setor. Estima-se que essa atuação já beneficiou mais de 3.500 trabalhadores de modo direto. Atualmente, o MPT acompanha a implementação do PDL 2030: Promoção do Trabalho Decente na Atividade Gesseira e do Desenvolvimento Econômico Local no Araripe, desenvolvido em conjunto com a OIT, a FGV e o Pacto Global das Nações Unidas. O MPT ainda arrecadou cerca de R$500 mil, em pagamento de indenizações coletivas, destinados para ações transformadoras junto a órgãos e entidades que prestam serviços relevantes à sociedade.